Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Cinco processadores para comprar no Brasil [ainda em 2021]

por Redação 360 | 29/10/2021

Um processador pode ser comparado ao "coração" de um computador. Por isso, vale a pena investir em um dispositivo de qualidade. Veja sugestões!

Antes de tudo, você sabe o que é um processador de computador? CPU, esta é a sigla para Central Process Unit ou Unidade Central de Processamento, que nada mais é do que o “coração dos hardwares”, responsável por calcular e realizar tarefas determinadas pelo usuário – como mexer o mouse na tela, abrir uma página, e mais. Resumindo, se o seu PC possui um processador ruim, é provável que a máquina não responde bem às suas necessidades e expectativas!

Na hora de ir às compras de um computador novo, você já deve ter alguma noção sobre o tipo de processador que procura, avaliando, por exemplo, a TDP, relação núcleos e velocidade, suporte à overlock, sistema de gráficos integrados e mais. Na verdade, quanto mais recente – dentre os últimos lançamentos – for o processador que escolher, melhor! A saber, atualmente, as linhas que mais se destacam no mercado são a Core – como Core i7 – e Xeon . Tem também os processadores Intel 10ª geração AMD Ryen Pro, A-Series, FX, Phenom II X6, e mais. Lembrando que aqueles voltados a usuários avançados especificações que prometem atender desde quem busca um computador para trabalhos mais complexos até quem precisa de um PC gamer para melhor performance em jogos ou mesmo para os entusiastas que realizam overclock nas frequências do chip. E dentro desta categoria, existem 5 modelos Core que chamam mais a atenção! Veja a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

computadores
Imagem reproduzida de brainstudy.info

Os 5 melhores tipos de processador linha Core

i7 9700k

É um dos modelos mais rápidos da linha Core, lançado em 2018. Tem um chip octa-core com clock de até 4,9 GHz. Consegue suportar overclock, já que se trata de um chip da linha “K”. Apresenta litografia de 14 nanômetros , que pode facilitar na hora de encontrar uma placa-mãe compatível. E, apesar disso, um vídeo integrado UHD Graphics 630, que deve oferecer um desempenho limitado, sendo apenas o suficiente para utilizar o chip sem uma GPU dedicada.

i7 11700F

Um dos modelos mais modernos da “família Core”. Contudo, o chip com sufixo “F” não traz suporte a overclock, nem solução de vídeo integrada. Mas, por outro lado, apresenta processador de soquete 1200 apresenta oito núcleos e 16 threads, permitindo que se tenha mais desempenho em softwares capazes de explorar um maior número de núcleos; e o clock do processador, lançado no início de 2021, fica entre 2,5 e 4,9 GHz.

i7 8700

Um processador mais antigo – lançado em 2017 -, mas que ainda está em alta no mercado, pois promete bom desempenho. Conta com seis núcleos e 12 threads com frequências entre 3,2 e 4,6 GHz. E tem processador de soquete LGA1151 oferece ainda uma solução de vídeo integrada Intel UHD Graphics 630 com clock de até 1,2 GHz e TDP de 65 Watts, sendo mais um modelo para o qual é fácil encontrar uma placa-mãe com suporte.

computadores
Imagem reproduzida de Gamer Info

Veja Também: Qual o computador ideal para Engenharia em 2021?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

i7 11700K

Outra excelente opção! Tem oito núcleos e 16 threads, clock de até 5 GHz e possibilidade de overclock, o que garante ao modelo ser uma alternativa para sistemas mais avançados. Vídeo integrado Intel UHD Graphics 750, que traz clock máximo de até 1,3 GHz e suporte para resoluções bem altas. E TDP de 125 W, requerendo uma boa solução térmica.

i7 10700K

Este último processador da nossa lista pertence à 10ª geração da Core – lançado no mercado em 2020 -, com desempenho super avançado. Tem oito núcleos e 16 threads. Suporte a overclock e frequências que podem chegar aos 5,1 GHz em modo boost. Utiliza o soquete 1200, o que permite que o processador já possua os principais recursos das CPUs mais modernas da Intel. E a solução de vídeo integrada é a Intel UHD Graphics 630, com clock máximo de até 1,2 GHz.


Fontes: CanalTech, TechTudo.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.