{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Engenharia de Energia

Cientistas chineses criam painel solar que gera energia na chuva (sim, você leu direito!)


Energia solar funciona na chuva? Quando se pensa em painel solar, obviamente, pensamos em geração de energia através do sol. O objetivo principal é esse, claro, mas que fica prejudicado em dias chuvosos e nublados. Foi pensando nessa problemática que cientistas chineses criaram um conceito diferenciado e muito funcional.

Foto: Reprodução

A equipe dos profissionais Qunweu Tang, Xiaopeng Wang, Peishi Yang e Benlin He desenvolveu uma placa fotovoltaica que, além dos raios solares, ainda usa as gotas da chuva para produzir energia. Sendo assim, não há clima ideal para esse processo, a disponibilidade é frequente.
Segundo os desenvolvedores, o máximo do painel solar é uma camada de grafeno que é introduzida na superfície das placas. Além de um bom condutor de eletricidade, ainda serve para revestir células solares. Apenas com um átomo de espessura, o grafeno liga uma série de elétrons positivamente, chamada de interação ácido-base de Lewis pelos cientistas.
Quando o sal presente nas gotas de chuva se separa em íons, a ligação e aderência da água e do grafeno forma uma camada dupla tão forte com os elétrons de grafeno que é capaz de gerar energia. Assim, as células solares podem ser acionadas tanto pela luz do sol quanto pelos pingos de chuva, com uma eficiência de conversão ideal de 6,53%.
Para saber mais sobre esse painel solar e como é o procedimento em detalhes, confira o estudo na íntegra na Internet.
Referência: Ciclo Vivo




Comentários

Disqus Comments Loading...



Fabio Doom

Redator de conteúdo e radialista experiente.

Disqus Comments Loading...