Engenharia 360

Indústria Automotiva usa Biopolímeros Reforçados para Carros Futuros

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/10/2023 | Atualizado em 03/05/2024 3 min
Imagem de vwalakte em Freepik

Indústria Automotiva usa Biopolímeros Reforçados para Carros Futuros

por Redação 360 | 26/10/2023 | Atualizado em 03/05/2024
Imagem de vwalakte em Freepik
Engenharia 360

A Indústria Automotiva vem enfrentando o dilema entre continuar a fabricação de veículos, mas que esses modelos sejam menos prejudiciais ao meio ambiente. Hoje são utilizados muitos componentes de plástico, por conta do suporte de cargas mecânicas e dinâmicas. Mas mais plástico na natureza não é uma boa ideia, não é mesmo? Pensando nisso, engenheiros alemães do Instituto Fraunhofer estão desenvolvendo plásticos de base vegetal. Saiba mais sobre isso no texto a seguir, do Engenharia 360!

Indústria Automotiva usa Biopolímeros Reforçados para Carros Futuros
Imagem de usertrmk em Freepik

O desenvolvimento de plásticos de base vegetal para a Indústria Automotiva

Esses plásticos de base biológica seriam, portanto, uma alternativa aos plásticos comuns, derivados do petróleo. Assim, diminuindo a pegada de carbono da Indústria Automotiva, reduzindo as emissões de CO2 - em mais de 50% ao longo de todo o ciclo de vida do produto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Trata-se de polímeros reforçados com fibras, que tornam o design dos veículos mais leves, diminuindo a quantidade de material utilizado em cada componente em 20 a 30 por cento, resultando em menos consumo de combustíveis e energia elétrica. Também mais eficientes e sustentáveis.

Biopolímeros em Indústria Automotiva
Imagem de Fraunhofer LBF reproduzid de Inovação Tecnológica

O papel dos biopolímeros na transformação da Indústria Automotiva

Existe uma ótima perspectiva do aumento do uso desses biopolímeros na Indústria Automotiva. Isso porque os cientistas estão conseguindo aprimorar e transformar as propriedades desses materiais para que eles sejam cada vez mais semelhantes aos plásticos fósseis. Novos métodos de fabricação de peças de bioplástico mais leves são investigados no presente, considerando as influências da fabricação no comportamento dos materiais e otimizando o uso de material.

Então, a ideia é que os plásticos comuns sejam completamente excluídos em breve da Indústria Automotiva! Agora, se esses materiais irão atender tão bem os requisitos de resistência necessários, sendo capazes de suportar cargas mecânicas e dinâmicas, vai depender da mais investigação dos cientistas. Só que a tarefa realmente não é simples, como pode-se imaginar.

Biopolímeros em Indústria Automotiva
Imagem de Fraunhofer LBF reproduzid de Inovação Tecnológica

Veja Também: A Engenharia Metalúrgica: A Base Fundamental de Todas as Engenharias

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As considerações para fabricação dos protótipos feitos de biopolímeros

As matérias-primas previstas para a fabricação de plásticos ditos verdes seriam renováveis, como subprodutos agrícolas. O processo de fabricação de protótipos deve considerar a influência da temperatura, umidade e raios de entalhe na geometria do componente, bem como na rigidez e durabilidade estrutural do material. Além disso, considerar as características acústicas e vibratórias das peças finais para reduzir ou suprimir vibrações indesejadas e ruídos perturbadores.

Vamos torcer para que a Indústria Automotiva se molde mais rapidamente para a fabricação e uso em larga escala desses biopolímeros, tornando a fabricação de veículos um processo, de fato, menos prejudicial ao meio ambiente!

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Inovação Tecnológica.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo