Já pensou em como serão os canteiros de obras no futuro? Você pode não ter percebido, mas a engenharia está passando por uma revolução silenciosa com a Realidade Aumentada na construção civil. Uma nova era começa, impulsionada pelos avanços tecnológicos. A exemplo da empresa XYZ Reality, sediada em Londres, com sua solução “The Atom”, um headset de RA projetado especialmente para a construção civil, pensando nos engenheiros e operários. A promessa é permitir que esses profissionais visualizem e posicionem modelos 3D holográficos no canteiro de obras com o máximo de precisão.
Então, o que o Engenharia 360 apresenta neste texto não é "apenas" mais um gadget tecnológico, mas uma solução criativa que une segurança, poder computacional e precisão milimétrica. Confira mais detalhes no artigo a seguir!

Conhecendo o gadget futurista “The Atom”
O “The Atom”, segundo a equipe XYZ Reality, é um gadget que lembra bastante um capacete de bicicleta futurista. Esse dispositivo pode ser uma ferramenta poderosa para quem trabalha em canteiro de obras. Ele vem com displays de Realidade Aumentada de alta resolução - “nível de engenharia”, com precisão milimétrica - e uma robusta capacidade de processamento (HoloSite).
Todo o sistema, impulsionado por rastreamento a laser, foi desenvolvido para permitir que as pessoas possam sobrepor informações digitais complexas ao mundo real. Por exemplo, visualizar, via hologramas 3D, instalações (cabos e ventilação) e estruturas (como de metal) de um edifício idealizado sobre a área de sítio, tudo precisamente alinhado assim como deve ser erguido. O resultado é uma visão completa e integrada do projeto, sobreposta ao ambiente de construção.
Benefícios da tecnologia para a construção civil
Será que estamos diante do fim do retrabalho na engenharia? Bem, pode ser! Uma tecnologia como essa, da XYZ Reality, poderia contribuir para que os profissionais da construção civil identifiquem precocemente conflitos entre diferentes sistemas (como elétrico e hidráulico), validando o trabalho em tempo real, tudo isso antes que os erros se tornem problemas caros e demorados. Infelizmente, nos dias atuais, é comum erro de interpretação de plantas, falhas de execução de obras e incompatibilidade entre sistemas, o que sempre gera atrasos e custos adicionais significativos - e isso não é bom!
Há hoje um esforço grandioso desperdiçado nos canteiros de obras, impactando a rentabilidade dos serviços de engenharia; a causa de 7% a 11% disso é por retrabalho. Por exemplo, um erro na fundação de uma edificação, detectado ainda na fase inicial da construção, pode evitar embargo de obra ou adaptações dispendiosas, mas necessárias para resolver a questão. Ademais, ao visualizar as instalações subterrâneas, é possível evitar escavações acidentais que podem danificar tubulações de gás ou cabos de eletricidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Portanto, resumindo, o “The Atom” ajudaria o setor da engenharia civil a ter mais eficiência e menos desperdício, tornando o processo de construção mais seguro, inteligente e eficiente!
Com a tecnologia XYZ Reality, os trabalhadores podem entender melhor o projeto e tomar decisões mais informadas. Isso pode levar a uma execução mais rápida e precisa, reduzindo o tempo total de construção.
A importância da precisão milimétrica
A precisão é um dos fatores mais decisivos para o uso de Realidade Aumentada na construção civil - sem isso, não faz muito sentido usar a tecnologia ao nível profissional, só entretenimento mesmo. Infelizmente, algumas câmeras, suscetíveis a interferências externas, como a luz solar, podem apresentar visão com desvios da ordem de 100 milímetros.
Agora, a proposta da XYZ Reality parece ser diferente, se valendo de um sistema de posicionamento a laser que, em conjunto com as coordenadas certas do canteiro de obras - e sua validação através de escaneamento -, garante a precisão milimétrica. Desse jeito, é possível sobrepor os hologramas ao mundo real da melhor forma possível. Isso seria especialmente benéfico para diferentes disciplinas de engenharia - civil, mecânica, arquitetônica e estrutural.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Razões que impulsionaram a criação da XYZ Reality
"Como arquiteto, às vezes eu tinha dificuldade em entender meus próprios desenhos." - David Mitchell, da XYZ Reality.
Mitchell vivenciou pessoalmente os desafios e as complexidades da construção civil. Ele sempre enxergou o grande potencial das tecnologias para a transformação da engenharia. E, com o passar dos anos, questionava as limitações do uso de desenhos 2D em um ambiente tridimensional. Em 2025, ele chegou a liderar a implementação de soluções para o acesso facilitado dos operários aos dados BIM (Building Information Modeling).
Uma coisa levou a outra, chegando à fundação da XYZ Reality. Agora, anos depois, seus headsets já foram utilizados em projetos com um valor total de quase 2 bilhões de dólares, impulsionados por um investimento de 26,5 milhões de dólares.
O futuro da construção com o novo capacete
As perspectivas são muito positivas para a engenharia. Contudo, apesar do grande potencial transformador, a adoção da Realidade Aumentada na construção civil ainda deve enfrentar, a curto prazo, muitos desafios. O custo relativamente elevado de tecnologias como a XYZ Reality ainda é um problema para empresas menores. Sem contar que é necessário treinar constantemente os trabalhadores para utilizar headsets de RA e integrar tais modernidades aos fluxos de trabalho existentes.
Então, por que investir no “The Atom”? Bem, para começar, o sistema permite colaboração remota. E um possível benefício desse dispositivo - pouco citado - é sua capacidade de realizar testes de aceitação de fábrica remotamente. Ou seja, com ele, os engenheiros podem verificar se os equipamentos estão sendo fabricados de acordo com as especificações, mesmo que estejam localizados em outro país. Isso pode economizar tempo e dinheiro, além de garantir a qualidade dos equipamentos.
Segundo David Mitchell, a próxima fase de desenvolvimento da tecnologia envolve justamente a realidade assistida. Estamos falando do monitoramento contínuo, via modelos 3D, dos canteiros de obras. Agora, a XYZ Reality está expandindo sua atuação globalmente, colaborando especialmente com grandes empreiteiras, como PM Group e a Mace,
Veja Também: Cores dos Capacetes na Construção: Proteção e Hierarquia
Fontes: AEC Magazine, XYZ Reality.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.