{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Urbanismo

Amsterdã inaugura bicicletário subaquático em resposta à crise urbana da cidade; Entenda


Amsterdã, na Holanda, é conhecida como a capital das bicicletas e dos bicicletários. Isso porque, na cidade, é muito incentivado que se utilize este veículo como meio de transporte. Mas, apesar desta solução ser bastante admirada por outros países, ela pode se apresentar como um tremendo desafio de urbanismo. Isso porque, em certos casos, representa para a malha urbana congestão de tráfego, dificuldades no estacionamento, comprometimento da segurança de ciclistas e pedestres, e necessidade de atualização da infraestrutura, como novas ciclovias, além de melhorias nos sinais de trânsito e estações de estacionamento.

Pensando em amenizar parte destas questões, Amsterdã construiu um gigantesco estacionamento para bicicletas embaixo d'água, com capacidade para cerca de 7 mil vagas. Saiba mais no texto a seguir!

Qual a importância do uso da bicicleta como meio de transporte para os holandeses?

Imagem reproduzida de The Verge

O uso da bicicleta como meio de transporte é muito importante para os holandeses por várias razões, incluindo:

  • Sustentabilidade: A bicicleta é um meio de transporte limpo e sustentável, sem emissões de poluentes e sem a necessidade de combustíveis fósseis.
  • Saúde: Pedalar é uma atividade física saudável que pode ajudar a melhorar a condição física e a saúde geral das pessoas.
  • Conveniência: As bicicletas são leves, fáceis de manusear e podem ser estacionadas com facilidade, o que as torna uma opção conveniente para muitos holandeses.
  • Economia: A bicicleta é uma opção econômica de transporte, sem custos de combustível ou manutenção cara.
  • Qualidade de vida: O uso de bicicletas pode ajudar a reduzir o tráfego e a poluição, melhorando a qualidade de vida nas cidades holandesas.

Em resumo, o uso da bicicleta como meio de transporte é considerado importante para os holandeses por ser uma opção sustentável, saudável, conveniente, econômica e que melhora a qualidade de vida nas cidades.

Por que as bicicletas podem ser um problema para a malha urbana de Amsterdã?

Imagem reproduzida de Dennis Barbosa - G1

Embora o uso de bicicletas seja amplamente incentivado e apreciado na cidade de Amsterdã, ele também pode ser, como dito no início deste texto, um desafio para a malha urbana da cidade. Algumas das principais razões incluem:

  • Congestionamento de tráfego: O número de ciclistas em Amsterdã tem aumentado significativamente nos últimos anos, o que pode resultar em congestionamentos no tráfego de bicicletas e dificuldades para os ciclistas se deslocarem pela cidade.
  • Estacionamento: O estacionamento de bicicletas em Amsterdã pode ser um desafio, especialmente em áreas densamente povoadas, onde o número de bicicletas pode superar a quantidade de espaço disponível para estacionamento.
  • Segurança: Com o aumento do número de ciclistas, a segurança dos ciclistas e dos pedestres pode ser comprometida, especialmente em áreas movimentadas da cidade.
  • Infraestrutura: A infraestrutura da cidade precisa ser atualizada para acomodar o aumento do número de ciclistas, incluindo a construção de novas ciclovias, melhorias nos sinais de trânsito e aumento do número de estações de estacionamento de bicicletas.

Em resumo, embora o uso de bicicletas seja amplamente incentivado e apreciado em Amsterdã, ele também pode ser um desafio para a malha urbana da cidade, exigindo soluções para problemas como congestionamento, estacionamento, segurança e infraestrutura.

Como é o novo bicicletário submerso de Amsterdã?

Em fevereiro de 2023, a prefeitura de Amsterdã inaugurou, portanto, o bicicletário submerso ou bicicletário subaquático chamado Stationsplein, embaixo da Estação Central e com acesso direto ao metrô, como solução para diminuir o número de bicicletas estacionadas nas ruas e calçadas da região da cidade. A previsão é de que ele fique aberto 24 horas.

A construção desta estrutura levou quatro anos para ficar pronta. E outra obra já está em andamento, mais um bicicletário submerso, este com capacidade para 4 mil vagas, substituindo um antigo bicicletário ao nível do solo. O esforço do município é de oferecer, a curto prazo, mais opções de estacionamentos seguros e de fácil acesso.

Imagem reproduzida de G1 - Globo
Imagem reproduzida de noticias.plu7 - https://noticias.plu7.com/361355/internacional/amsterda-revela-sua-maior-garagem-para-bicicletas-e-debaixo-dagua-veja-como-fica/
Imagem reproduzida de noticias.plu7 - https://noticias.plu7.com/361355/internacional/amsterda-revela-sua-maior-garagem-para-bicicletas-e-debaixo-dagua-veja-como-fica/
Imagem reproduzida de Prefeitura de Amsterdã via G1 - Globo

E você, gosta de andar de bicicleta? O que achou deste novo bicicletário na Holanda? Comente aí!

Veja Também:


Fontes: G1.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...