Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

BDE Explica: qual a diferença entre Engenharia de Produção e Administração?

Imagem padrão usuário
por Leandro Sampaio
| 22/01/2016 3 min

BDE Explica: qual a diferença entre Engenharia de Produção e Administração?

por Leandro Sampaio | 22/01/2016
Copiado!

4-deuses-da-adm

O ramo da engenharia é sem dúvida, um curso onde prevalece a tecnologia, independentemente da área de atuação. O engenheiro necessita de conhecimento técnico, acadêmico, de raciocínio lógico entre outros. Mas a Engenharia de Produção por sua vez, é aplicada em cima de raciocínio lógico e não muito técnico, ou seja, ela é mais abrangente em relação as outras engenharias, que por consequência necessita de habilidades técnicas como Engenharia Mecânica, Elétrica e Civil.

Por ser uma profissão menos técnica, a Engenharia de Produção tem o foco em administração da produção, gestão de pessoas, finanças etc, que confunde o pensamento dos leigos no assunto, pois a Administração também presta serviços em finanças, gestão de pessoas, mas um detalhe importante: A administração não está voltada diretamente com a “produção” e sim com a administração em determinado setor, podendo incluir o gerenciamento.

+ Engenharia e Engenharia de Produção

TemposModernos21-blog-da-engenharia

A Engenharia de Produção é um curso que desfruta pouco conhecimento técnico em relação as outras engenharias. O foco da graduação do engenheiro de produção se resume em conhecimentos financeiros, de gerenciamento, gestão de pessoas e o meio ambiente, mas voltado a produção de um produto e/ou serviço. Porém, outras engenharias requer conhecimentos técnicos em mecânica, construção, elétrica, química, naval etc.

O profissional em Engenharia de Produção necessita também de obter conhecimentos básicos em todas engenharias. Ex: Uma fábrica de automóveis. O engenheiro de produção tem que ter conhecimento no mínimo básico, para saber o que está produzindo, se está correto, dentro do padrões, com qualidade e assim por diante.

Por ser um curso com um campo mais aberto, o engenheiro de produção pode atuar no: Gerenciamento de pessoas e/ou de Produção; Engenharia Econômica; Planejamento; Otimização de projetos.

+ Engenharia de Produção e Administração

070-ENGENHARIA_DE_PROCUCAO-blog-da-engrnharia

O engenheiro de produção está associado á otimização do processo e não na administração do processo. A engenharia de produção é rica em alguns conhecimentos como física, química e matemática, podendo incluir também alguns conhecimentos técnicos. Porém o curso de Administração, não tem como vantagem, conhecimentos físicos, químicos e matemáticos e nem técnicos, que por consequência, o administrador se torna limitado para trabalhar em determinadas áreas.

+ O Engenheiro de Produção pode atuar como administrador e vice-versa?

Não. O administrador não supri as demandas que o engenheiro realiza, por não obter conhecimentos lógicos que o engenheiro supri na sua graduação, mas, o engenheiro de produção pode sim, substituir o administrador no mercado de trabalho.

O curso de administração é voltado para gerenciamento de pessoas, setor financeiro, de recursos humanos e de produto( enquanto a engenharia de produção se preocupa com a “produção desse material, ao invés de vender o produto). O administrador é responsável pela estrutura da empresa como admissão de funcionários,  planos de carreiras, benefícios etc. A graduação é voltada principalmente para pessoas que tem indústrias, mercados e etc, com o objetivo de administrar a empresa.

engenharia-de-producao-750x300-blog-da-engenharia

A Engenharia de Produção e Administração busca conhecimentos semelhantes, mas quanto na forma acadêmica, quanto na prática, o engenheiro de produção se torna qualificado no conhecimento e na visão. Isso é percebido pelos requisitos que ambos os cursos mostram.

E você, já escolheu sua “Engenharia”? Está com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo e tire suas dúvidas.

Copiado!

Comentários