Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

BDE Explica: o que são matéria escura e energia escura?

Engenharia 360

3 min

POR Larissa Fereguetti 12/03/2018

Você já ouviu falar nos termos matéria escura e energia escura? Antes de começar a explicar o que é, vale apresentar alguns números: 68% do universo é composto de energia escura, 27% é matéria escura e os outros 5% são todo o resto (matéria bariônica: tudo aquilo composto por prótons, nêutrons e elétrons, como humanos, animais, estrelas, planetas, provas de cálculo, etc.). Ou seja, juntas, essas duas representam cerca de 95% do universo.

+ Matéria escura

Em 1930, Fritz Zwicky, um astrônomo húngaro, fez um cálculo e descobriu que a massa de algumas galáxias é 400 vezes maior do que as estrelas observadas sugeriam. Como ele fez isso? Nessa época, os astrônomos passaram a estudar métodos capazes de medir a quantidade de matéria das estrelas de outras galáxias. Dois métodos eram utilizados: um que media a luminosidade emitida pelas galáxias e outro que media a velocidade com que elas se movimentam.

Ao calcular, Zwicky viu que o seu resultado era diferente do que media a luminosidade, visto que a matéria escura não emite luz. Assim, surgiu a ideia de que exite algo que não emite luz, mas contribui para o campo gravitacional: a matéria escura. Daí o termo “escura”: ela não emite luz.

Imagem: medium.com

Não se sabe ao certo de que a matéria escura é feita, mas acredita-se que seja uma partícula desconhecida. Ela é “matéria” porque exerce força gravitacional, então é possível medir sua existência.

Vale lembrar que a matéria escura não é um buraco negro. O buraco negro é um objeto astrofísico que não deixa nada escapar (nem a luz) devido ao seu forte campo gravitacional.

+ Energia escura

Por outro lado, a energia escura é bem diferente da matéria escura. Sua história começa com a Teoria da Relatividade de Einstein. Por volta de 1930, Edwin Hubble mostrou que o universo está se expandindo. Com esse conhecimento em mãos, foi possível determinar que a atração gravitacional possui um efeito global em todos os corpos que atrai para o centro (embora o universo não tenha exatamente um centro). Assim, o universo deveria se expandir de forma cada vez mais lenta. No entanto, não é assim que as coisas acontecem.

Imagem: dailygalaxy.com

No final da década de 90, descobriu-se que o universo está se expandindo de forma acelerada. Os cientistas denominaram energia escura essa “coisa” que influencia a expansão acelerada. Da mesma forma que a matéria escura, ainda não se sabe exatamente o que é a energia escura, mas sabe-se que há algo no universo que acelera sua expansão.

É “energia” porque contribui para a maior parte da energia total do universo. O termo “escura” (que parece ter saído do lado negro da força do universo de Star Wars) é porque ela deve interagir de forma muito fraca com a matéria. Até o momento, acredita-se que a matéria escura e a energia escura são coisas diferentes. Enquanto a energia escura é usada para explicar uma repulsão gravitacional, a matéria escura é usada para explicar uma atração gravitacional.

Referências: NASA; Space; CERN.

Astronomia
cosmologia
energia escura
matéria escura
universo

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
3 coisas que um engenheiro deveria olhar ao comprar um fone de ouvido
Pesquisadores desenvolvem ferramenta portátil para detecção de cianotoxinas
Substituição no anodo de grafite pode melhorar as baterias recarregáveis
Bombeamento de água subterrânea interfere na vazão de rios: veja efeitos nos EUA
Curso de especialização na Europa pode ser mais barato que um MBA no Brasil
Novo sistema de prótese manual promete maior precisão e treinamento mínimo
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados