Engenharia 360

Descubra como funciona um motor a hidrogênio

Engenharia 360
por Redação 360
| 14/08/2015 | Atualizado em 17/12/2022 3 min

Descubra como funciona um motor a hidrogênio

por Redação 360 | 14/08/2015 | Atualizado em 17/12/2022
Engenharia 360

Neste texto especial 360 explica, falaremos sobre motores movidos à hidrogênio e seu funcionamento. Esta é uma realidade que veio se aproximando ao longo dos anos e finalmente está presente no Brasil, afinal a preocupação com o meio ambiente é algo que deve ser tratada como prioridade.

Imagem: Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Como surgiu a ideia do motor a hidrogênio?

Inicialmente foi pensado no hidrogênio como alternativa dos motores elétricos, que não são assim tão eficientes, em parte, porque não tem grande autonomia. A primeira empresa a desenvolver tal projeto foi a HONDA, mas logo de cara veio o primeiro desafio: Como converter o hidrogênio em energia? A resposta é simples, bem,  nem tanto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O dispositivo chamado célula combustível é a grande “sacada” deste projeto, o nome é pouco intuitivo e nada auto - explicativo. Célula combustível é um dispositivo que converte o hidrogênio em energia elétrica a partir de um processo químico, no qual íons positivos de hidrogênio reagem com o oxigênio gerando eletricidade. Simples, não é? E o mais curioso é que este processo químico para geração de energia foi descoberto por volta de 1838.

Como funciona um motor a hidrogênio?

O processo consiste em manter os íons se movendo continuamente pelos dois lados da célula combustível. O ânodo, polo negativo da célula, desempenha vários papéis, um deles, levar os elétrons liberados das moléculas de hidrogênio para que sejam usados no circuito externo. Esse circuito possui canais que dispersam o gás hidrogênio sobre a superfície do catalisador.

como funciona um motor a hidrogênio |  Imagem: Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Enquanto isso o cátodo, polo positivo da célula, também tem canais distribuindo hidrogênio na superfície do catalisador. Ele também leva os elétrons ao retornarem do circuito externo, que são recombinados com íons de hidrogênio e oxigênio para formar água. O catalisador é um material especial que facilita a reação entre o oxigênio e o hidrogênio, geralmente é feito de pó de platina.

No mesmo tempo, elétrons são puxados do ânodo para o cátodo pelo circuito externo, produzindo uma corrente elétrica direta. A eficiência na produção de energia a partir de uma célula combustível gira em torno de 40 - 60% e pode chegar a índices maiores que 85% se o calor residual for usado. Dependendo das fontes combustíveis usadas no processo, podem ser emitidas pequenas quantidades de dióxido de carbono e outras substâncias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Benefícios do hidrogênio em comparação a outros motores

O mercado para células combustíveis vem crescendo muito e estima-se que a capacidade de geração de energia pode ser superior a 50 GW em 2020. Isto oferece mais tranquilidade à humanidade e ao planeta, que são os maiores beneficiados com o desenvolvimento de fontes combustíveis limpas. Ainda viveremos para ver o dia em que todos os carros usarão energias limpas, nem que para isso alguém tenha que descobrir a fonte da juventude.

"Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade." - Neil Armstrong

São benefícios do uso de hidrogênio em motores:

  • Não há emissões de poluentes;
  • Reabastecimento ágil e fácil;
  • Ótima autonomia;
  • Limitações na rede de abastecimento;
  • Armazenamento do hidrogênio;
  • Custos dessa tecnologia.

Tipos de veículos que usam motores a hidrogênio

Atualmente, existem basicamente dois tipos de carros movidos a hidrogênio:

  • Veículo com motor de combustão interna a hidrogênio – hydrogen internal combustion engine vehicle (Hicev);
  • Veículo elétrico a célula de hidrogênio – fuel cell electric vehicle (Fcev).
como funciona um motor a hidrogênio
Imagem reproduzida de Gazeta do Povo

A saber, já existem modelos de caminhões de hidrogênio, por exemplo, com intervalo e tempo de reabastecimento comparáveis aos do diesel e do gás natural - sem qualquer material particulado ou emissões de gases de efeito estufa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Pesquisa aponta que veículos elétricos são a melhor opção para um transporte rodoviário mais limpo


Imagens: Shutterstock

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo