Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

BDE Explica: como é feita a prospecção de petróleo?

Engenharia 360

2 min

POR Marcus Vinícius de Oliveira Correia 20/11/2015

Antes de mais nada, precisamos deixar claro que o petróleo é um fluido que se encontra abaixo do solo em sedimentos rochosos. Uma das grandes dúvidas da engenharia é a localização do óleo, já que é necessário procurar toda a crosta terrestre. Assim, esse post vai mostrar como funciona a prospecção de petróleo!
A engenharia trabalha com a probabilidade de existência, ou seja, em qual local seja mais provável a descoberta de petróleo. O mais incrível nesse trabalho é a interdisciplinaridade. Vários são os profissionais que o engenheiro deve lidar. Áreas como a paleontologia, geologia e geofísica são imprescindíveis para o sucesso do engenheiro de petróleo.

Oil Workers and Laptop

Estudo e análise de possíveis locais.


Existem vários métodos para a determinação da área mais propensa, mas todos se baseiam em análises da região em questão. O trabalho vai desde observações da constituição geológica do local até estudo de gravimetria.
Porém, o mais utilizado e também mais interessante é o método sísmico. Ele se baseia na lei de Snell Descartes, ou seja, libera-se um pulso e estuda-se a reflexão das ondas, posteriormente, na superfície. Com toda observação feita, conclui-se qual a formação rochosa e onde, portante, está mais propenso ter o petróleo. O mais interessante é que uma lei tão simples e fácil da física consegue ter aplicabilidade em um problema que vale milhões de dólares, pois caso haja a perfuração de um poço em vão, a empresa perde muito dinheiro. lei-snell-blog-da-engenharia
Por último, para se ter mais certeza, modela-se a rocha para prever as localizações possíveis e o que está acima do petróleo, uma camada de sal, por exemplo. É algo fascinante como pode se observar na imagem abaixo.
Uma formação rochosa obtida através do método sísmico.

Uma formação rochosa obtida através do método sísmico.

Engenharia
Gás
modelagem
petróleo
tecnologia

Marcus Vinícius de Oliveira Correia

mais
Imagem padrão usuário Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
3 programas para visualização de todos os seus aplicativos sociais em um só lugar | Lista 360
Fujisawa SST: Conheça a cidade inteligente e sustentável do Japão
Entenda o plano de mineração para obter combustível de foguetes na Lua
Conheça 8 engenheiros das histórias em quadrinhos
Orgulho Nerd: 10 Filmes e Sagas que marcam gerações | Lista 360
5 medidas sustentáveis para redução das inundações urbanas
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ