{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Lista 360

Descubra aqui as 11 maiores usinas hidrelétricas do mundo


Falamos tanto em produção e crise de energia elétrica nestes últimos anos, não é mesmo? E é óbvio que, por isso, recorrentemente veio nas conversas a expressão 'usina hidrelétrica', que é a segunda maior fonte de produção de energia em todo mundo. Mas você sabe, realmente, o que são usinas hidrelétricas? E quais as maiores usinas hidrelétricas do mundo?

O que são usinas hidrelétricas?

Bem, as são estruturas que se valem do fluxo das águas fluviais para a geração de energia elétrica. Para a sua construção se faz necessário o represamento das águas de um rio. Mas esse rio precisa ter bastante extensão e "força" para exercer, contra as turbinas, pressão suficiente para movimentar o gerador e, assim, transformar energia mecânica em energia elétrica.

A seguir, apresentamos uma lista com as dez maiores usinas hidrelétricas do mundo. Confira!

Quais as maiores usinas hidrelétricas do mundo?

  • Usina de Três Gargantas
  • Usina de Itaipu
  • Xiluodu
  • Belo Monte
  • Guri
  • Tucuruí I e II
  • Grand Coulee
  • Sayano-Shushenskaya
  • Krasnoyarsk
  • Churchill Falls
  • Usina La Grande

1. Usina de Três Gargantas

Começando em grande estilo, esta é a maior hidrelétrica do mundo atualmente. Ela está localizada sobre o Rio Yang-tsé, na província de Hubei, na China. Começou a funcionar em 2008, mas foi concluída mesmo em 2012. Possui incríveis 2.335 m de comprimento e capacidade de produção de 22.500 MW de energia, sendo também utilizada para conter enchentes na região.

Imagem reproduzida de Segredos do Mundo

2. Usina de Itaipu

Localizada no Rio Paraná, na fronteira Brasil-Paraguai - sendo binacional -, esta usina hidrelétrica já foi, até 2012, considerada a maior do mundo. Ela foi construída entre 1975 e 1982, ocupa 1350 km², tem 7.919 metros de comprimento e capacidade de gerar 14.000 MW - 15% da demanda de energia brasileira e 93% do Paraguai.

Imagem reproduzida de CPG Click Petroleo e Gas

3. Xiluodu

Viajando para o oriente, agora para a China, mais precisamente para o curso superior do Rio Jinsha, na província de Sichuan. Foi construída em 2014 e tem capacidade de gerar 13.860 MW.

Imagem reproduzida de CGTN

4. Belo Monte

Esta usina já foi a segunda maior da América Latina, situada no município de Vitória do Xingu, na região Sudoeste do Pará, tendo hoje capacidade instalada de 11.233,1 MW e garantia física média de 4.571 MW de geração de energia. É preciso destacar que seu projeto já sofreu muitas críticas com relação às suas etapas de construção. Os impactos ambientais também são questionados, embora tenham sido previstos no licenciamento ambiental do empreendimento. Vale destacar que existem ações sendo conduzidas desde 2011 para mitigar ou compensar qualquer dano.

Imagem reproduzida de InfoEscola

5. Guri

Mais um exemplo do Brasil; indiretamente, na verdade. É porque nós recebemos um cabo submarino que conecta Boa Vista, no Brasil, e Cúcuta e Gajira, na Colômbia. O mesmo pertence a uma rede de distribuição construída em 1986 da Hidrelétrica de Guri, localizada no Rio Caroni, estado de Bolívar, na Venezuela. Esta usina pode gerar 10.200 MW utilizando 20 turbinas.

Imagem reproduzida de Diálogo Chino

6. Tucuruí I e II

O Brasil também pode ser citado mais uma vez nesta lista. Esta usina está localizada na cidade de Tucuruí, em Belém do Pará. Ela foi construída em 1974 e inaugurada em 1984; tem um reservatório de 200 km e 2.850 km² de água quando cheio; e é considerada a segunda maior hidrelétrica 100% brasileira, sendo capaz de produzir 8.370 MW de energia.

Imagem reproduzida de MegaWhat

Veja Também: Hidrelétricas e impacto ambiental: saiba mais sobre a principal fonte de energia do Brasil

7. Grand Coulee

Ainda na América, esta usina, nos Estados Unidos, é gigantesca. Ela soma 1,6 km de largura e o dobro da altura das Cataratas do Niágara. Sua construção é de 1974 e já foi, em anos posteriores, considerada a maior do planeta, hoje com produção de 6.494MW.

Imagem reproduzida de Wikipedia

8. Sayano-Shushenskaya

Agora vamos para o outro lado do mundo, para a Rússia. Na região do Yenisei, a sudeste da Região da Cacássia, está a maior usina hidrelétrica do país, com produção de 6.400 MW, usando apenas 10 turbinas. Ela começou a ser construída em 1963 e concluída só em 1985.

Imagem reproduzida de Wermac

9. Krasnoyarsk

Mais um exemplo da Rússia, com esta usina que produz 6.000 MW, o maior potencial hidrelétrico do planeta e a segunda maior usina do país. Ela começou a ser construída em 1956 e concluída só em 1972. Sua utilização principal é abastecer as centrais produtoras de alumínio.

Imagem reproduzida de Super Engineering

10. Churchill Falls

Esta usina está localizada no Canadá e é dos anos de 1970. Está localizada na barragem do Rio Churchill Falls, na região de Terra Nova e Labrador, sendo a maior do país, também considerada a maior hidrelétrica subterrânea do mundo, gerando 5.428 MW.

Imagem reproduzida de Nalcor Energy – Lower Churchill Project

11. Usina La Grande

Também no Canadá, na região de Quebec. A construção desta usina data de 1992, fazendo parte do James Bay, de uma série de barragens ao longo do rio La Grande - por isso o seu nome. A ideia é expandir o plano para James Bay II, pensando em se chegar a uma produção de 27.000 MW.

Imagem reproduzida de Wikipedia

E aí, gostou? O que você quer ver mais neste formato Lista 360? Escreva para nós!


O Engenharia 360 tem muito mais a compartilhar com você! Confira ao webstories a seguir!


Fontes: UOL, Mundo OEC, Pramac.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...