Engenharia 360

Descubra as arenas centenárias que voltarão a brilhar nas Olimpíadas de Paris 2024

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/07/2024 | Atualizado em 31/07/2024 5 min
Imagem reproduzida de Shev123 em Wikipédia

Descubra as arenas centenárias que voltarão a brilhar nas Olimpíadas de Paris 2024

por Redação 360 | 27/07/2024 | Atualizado em 31/07/2024
Imagem reproduzida de Shev123 em Wikipédia
Engenharia 360

As Olimpíadas de Paris acontecem entre os dias 26 de julho e 11 de agosto e com elas a França revive o privilégio de sediar os Jogos. O ano de 1924 foi a última vez em que essa celebração do esporte foi realizada no país. E as novas competições prometem ser memoráveis. Mas neste momento, o Engenharia 360 traz uma reflexão sobre o legado desse evento, revelando o que aconteceu com as arenas utilizadas há cem anos e que voltarão a brilhar em 2024. Acompanhe!

As arenas históricas das Olimpíadas de Paris 2024

Paris já foi sede das Olimpíadas em 1900 e, como dito antes, em 1924. Depois de um século, é claro que as pessoas criaram grandes expectativas para a edição de 2024. Segundo os organizadores, podemos esperar muitas inovações de engenharia. Contudo, resolvemos viajar no tempo, voltando para o início do século XX para conferir como foram os últimos jogos na cidade-luz, os primeiros a terem uma vila olímpica e transmissão radiofônica das provas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aliás, muitas das instalações construídas para os Jogos Olímpicos de 1924 ainda estão de pé, continuando a inspirar e receber visitantes e moradores. Essas relíquias históricas foram cuidadosamente restauradas e mantêm viva a essência olímpica e a herança cultural de Paris. Em 2024, várias dessas arenas estão novamente se tornando centros vibrantes de competição, renovando o legado deixado pelo evento para a cidade e abrindo novas perspectivas para o futuro da França.

Estádio Olímpico Yves-du-Manoir

O Estádio Olímpico Yves-du-Manoir está localizado no subúrbio de Colombes, a noroeste de Paris. Construído originalmente para ser um hipódromo, foi, em 1924, convertido para receber 45 mil espectadores e sediou as competições de atletismo, futebol e rugby. Após o término dos Jogos, continuou funcionando. E para Paris 2024, será palco de competições de hóquei em campo.

Olimpíadas
Imagem reproduzida de Agência Rol em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Stade_Yves-du-Manoir#/media/File:StadeolympiqueColombesJO1924.jpg
Olimpíadas
Imagem reproduzida de Olympics em Wikipédia - https://olympics.com/pt/paris-2024/sedes/estadio-yves-du-manoir

Palácio de Versalhes

O majestoso Palácio de Versalhes também fez parte das Olimpíadas de 1924, como cenário para as provas de tiro. Agora, após reformas e adaptações, com direito a instalações temporárias, incluindo arquibancadas, essa arquitetura deslumbrante será usada nos Jogos de 2024, servindo de palco para as competições de hipismo e pentatlo moderno. Destaque para a restauração realizada na Porta de Honra, cobertura da Ala Norte e adição de uma nova área de recepção nos jardins.

Olimpíadas
Imagem de Pierre Patel em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Palace_of_Versailles.gif
Olimpíadas
Imagem reproduzida de ToucanWings em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vue_a%C3%A9rienne_du_domaine_de_
Versailles_par_ToucanWings_-_Creative_Commons_By_Sa_3.0_-_073.jpg

Veja Também: Paris Revive Estádio Centenário para Olimpíadas 2024

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Piscina Georges-Vallerey

A Piscina Tourelles, hoje conhecida como Piscina Georges-Vallerey, foi justamente construída para os Jogos de 1924, local de muita representação para a natação, onde foram quebrados diversos recordes históricos, como dos 100 metros livres. Ao longo dos anos, foi bastante reformado - ganhou até a adição de um teto retrátil na década de 1980. Agora, em 2024, ela não servirá às Olimpíadas, que devem ocorrer na Arena La Defense e no Centro Aquático Saint Denis, esta última instalação totalmente nova.

Olimpíadas
Imagem reproduzida de Auteur inconnu em Wikipédia - https://fr.wikipedia.org/wiki/Piscine_Georges-Vallerey#/media/Fichier:Tourelles_J0_1924.jpg
Olimpíadas
Imagem reproduzida de Shev123 em Wikipédia - https://de.wikipedia.org/wiki/Piscine_Georges-Vallerey#/media/Datei:France_Turquie_WP_2015.jpg

Velódromo d'Hiver

O Velódromo d'Hiver ou Velódromo de Inverno foi inaugurado em 1903 no bairro de Grenelle e foi usado como uma das maiores prisões de judeus na França durante a Segunda Guerra Mundial, que eram detidos pela polícia no local antes de serem deportados para campos de concentração. Em 1924, sediou as competições de esgrima, levantamento de peso e boxe. Porém, no ano de 1959, foi demolido e guarda hoje um memorial.

Olimpíadas
Imagem reproduzida de Anonyme, Agence Rol, em Wikipédia - https://fr.wikipedia.org/wiki/V%C3%A9lodrome_d%27Hiver#/media/
Fichier:V%C3%A9lodrome_d'hiver_1913.jpg
Olimpíadas
Imagem reproduzida de Djampa em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Rafle_du_V%C3%A9lodrome_d%27Hiver#/media/
Ficheiro:Rafle_du_Vel_d'Hiv_plaque.JPG

Velódromo Jacques-Anquetil

Conhecido como "la Cipale", o Velódromo Jacques-Anquetil, construído em 1896, recebeu arquibancadas especiais projetadas por Gustave Eiffel, o mesmo autor da Torre Eiffel. A estrutura foi utilizada nas Olimpíadas de 1900 e 1924 como centro de competições de ciclismo, esgrima, luta livre, boxe e levantamento de peso. No entanto, por não atender aos padrões olímpicos atuais, não poderá ser utilizado para provas de 2024. As de ciclismo especialmente devem ocorrer no Velódromo Nacional de Saint-Quentin-en-Yvelines.

Olimpíadas
Imagem reproduzida de Jules Beau em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Vel%C3%B3dromo_de_Vincennes#/media/Ficheiro:Btv1b8433332t-p014_(cropped)1A_Square.jpg

O legado das Olimpíadas de Paris 2024

O conceito dos projetos de engenharia e arquitetura para as Olimpíadas de Paris 2024 é 'sustentabilidade' e 'respeito pela história'. Noventa e cinco por cento das infraestruturas existentes estão sendo reaproveitadas, refletindo um compromisso dos organizadores com a preservação do patrimônio cultural da cidade, ao mesmo tempo que se busca minimizar o impacto ambiental e os custos associados à construção de novas instalações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vale ressaltar que todas as reformas e adaptações modernas necessárias garantem que essas estruturas icônicas continuem a servir como palcos para momentos esportivos memoráveis, conectando o passado ao presente. Esse é o exemplo que se deseja passar para as próximas gerações! Enquanto aproveitamos as Olimpíadas de 2024, lembramos da duradoura influência dos Jogos de 1924 e do legado que deixaram para os franceses e o mundo.

Confira imagens das Olimpíadas de Paris 1924: https://www.instagram.com/reel/C98pdrHPM00/


Fontes: Revista Casa e Jardim.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo