Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

ArcGIS: saiba tudo sobre o uso do software na Engenharia [+ licença gratuita]

por Clara Ribeiro | 29/10/2020
Copiado!

Não só na engenharia, o software pode ser aplicado em diversas outras áreas, como na arquitetura, geografia, biologia e meteorologia.

O ArcGIS é um software mantido pelo Instituto de Pesquisa de Sistemas Ambientais (ESRI – Environmental Systems Research Institute), o qual consiste em um fornecedor internacional da tecnologia GIS – Sistema de Informação Geográfica.

Utilizado em diversas áreas, engloba também os ramos da arquitetura, engenharia e construção civil.

Quer saber mais sobre o software? Acompanhe o post!

O que é ArcGIS?

O ArcGIS é um software GIS -(Geographic Information System) voltado para criação, gerenciamento, compartilhamento, e análise de dados espaciais. Além disso, ele fornece infraestrutura disponibilizando mapas, assim como informações geográficas para toda a organização, em um grupo ou livremente na internet.

Ele oferece no seguinte software desktop:

  • ArcReader – Visualiza e consulta mapas criados por outras ferramentas do ArcGIS;
  • ArcGIS Pro – Pode ser considerado o substituto do ArcMAP, ele funciona em 2D e 3D para cartografia, além de incluir inteligência artificial;
  • ArcGIS Desktop – Pode ser conhecido como ArcMAP, possuindo quatro aplicativos:
  1. ArcMAP – Visualiza e edita dados especiais em 2D além de criar mapas bidimensionais
  2. ArcScene – Visualiza e edita dados espaciais em 3D
  3. ArcGlobe – Exibição de conjuntos de dados tridimensionais globais
  4. ArcCatalog – Gerencia dados GIS, assim como tarefas de manipulação
dois prints de tela do arcgis software

Aplicações do ArcGIS na Engenharia

O software foi desenvolvido para atender diversas áreas, assim como oferece diversas funções dentro da engenharia. Podemos destacar seu papel nas seguintes demandas:

Infraestrutura

Oferece mapas prontos, entregando projetos de utilitários e infraestrutura. Além de análise de projetos, ele fornece fluxos de trabalho essenciais, assim como o compartilhamento de informações com os stakeholders.

Recursos Naturais

Construa, projete e faça análises visando melhorar o meio ambiente de modo sustentável, buscando conceitos geográficos para os projetos.

Desenvolvimento urbano

Auxilia na criação de visualizações em 3D do mundo real, as quais podem ser compartilhadas para facilitar a apresentação de projetos com eficiência.

Além disso, através da tecnologia GIS, o software oferece fluxos de trabalhos dinâmicos e aprimorados, melhorando a colaboração e fomentando parcerias estratégicas.

Comparação do ArcGIS com concorrentes

Veja alguns concorrentes e semelhantes do ArcGIS:

  • QGIS: Ele permite a criação de mapas com várias projeções, também possui a tecnologia GIS, e permite a visualização, análise e edição de dados georreferenciados.
  • VISUAL SIG: Voltado para o campo da geotecnologia, também possui a tecnologia GIS. Possui interface em português, além de suporte a dados geoespaciais, banco de dados, e criação de mapas.

Licença para estudantes e profissionais

Para usufruir da versão teste você pode entrar nesta página e preencher um cadastrado solicitando o acesso.

Contudo, para maiores informações e sobre os softwares ArcGIS você conferir no próprio site todas as características dos programas disponíveis.

Para entrar em contato com o setor de vendas, realizar orçamentos e tirar outras dúvidas, acesse esse link.

E então, gostou de conhecer mais sobre o ArcGis? Tem alguma dúvida? Envie para a gente!

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários