Esquecer de regar as plantas ou apagar as luzes é algo muito comum de acontecer com a correria do dia a dia. E o que antes causava peso na consciência e preocupação, agora pode ser resolvido pelo aparelho que mais usamos atualmente: o smartphone!
Em meio a tantos aplicativos criados no mundo inteiro, alguns foram pensados para facilitar a vida da gente. O app Josh é um deles, desenvolvido por Alex Capecelatro, engenheiro formado pela UCLA (Universidade da Califórnia em los Angeles), para permitir aos usuários o controle de diversas funções da casa à distância e a partir da própria voz.
Através dele, é possível conectar câmeras e aparelhos do sistema de segurança, irrigadores de jardins, iluminação, termostatos, tomadas elétricas, entre outros. É possível inserir seus comandos em linguagem natural e o assistente virtual aprende continuamente as preferências dos usuários. No futuro, será possível conectar todos os dispositivos habilitados para internet desta forma.
O aplicativo baseado no sistema "smart house" foi criado com apoio da Amazon Echo. Segundo Capecelatro, o principal diferencial do Josh é que ele é o primeiro app ativado por voz que permite múltiplas vozes, sotaques e línguas.
O vídeo abaixo, em inglês, traz uma apresentação de como ele funciona:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
+ Outros apps semelhantes
O Hive é um aparelho que recebe os comandos a partir do smartphone ou tablet para controlar praticamente tudo dentro de casa. Ele é reconhecido como um dos sistemas mais seguros atualmente e é muito simples de usar. Com ele, é possível controlar a garagem, o sistema de alarmes, fechaduras, eletrodomésticos, as luzes e até a música de longe da residência.
WeMo, desenvolvido pela Belkin, é um dispositivo pequeno que transforma qualquer coisa que você pode ligar na parede em um dispositivo inteligente. Disponível para iPhone ou Android, é uma ótima opção para quem é mais esquecidinho. Você pode, por exemplo, desligar o ferro de passar roupas ou o ar condicionado, além de programar funções como a cafeteira para o café da manhã, que tal?
Esses são só alguns exemplos de como as casas deverão ser high-tech e automatizadas no futuro. Que outra função você gostaria de controlar remotamente? Conte nos comentários.
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.