Você já se deparou com alimentos que não suporta, mas sabe que deveriam fazer parte da sua dieta? Ou evita certos restaurantes por não gostar de determinados pratos, como a comida japonesa? Embora não sejamos obrigados a gostar de tudo, manter uma alimentação saudável é essencial para o bem-estar.
Para ajudar aqueles que enfrentam dificuldades com certos alimentos, cientistas da City University of London desenvolveram uma inovação revolucionária: o Taste Buddy. Este dispositivo, com apenas dois centímetros de comprimento, utiliza sinais elétricos para enganar o paladar e alterar o sabor dos alimentos. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!
Como funciona o Taste Buddy
O Taste Buddy é colocado sobre a língua e usa tecnologia avançada para modificar a percepção do sabor. Em um experimento notável, o brócolis - conhecido por ser pouco apreciado, especialmente pelas crianças - foi transformado no sabor de chocolate. Outro teste conseguiu converter o sabor do tofu em um bife suculento.
O dispositivo é capaz de simular sabores doces e salgados. Para criar sabores doces, ele aquece a língua, estimulando os receptores que reagem ao calor. Já para sabores salgados, uma corrente elétrica ativa as papilas gustativas.
O Professor Adrian Cheok, líder da equipe e um dos idealizadores do projeto, destacou o potencial do Taste Buddy: "O que começou como uma experiência de engenharia divertida agora levou a algo muito mais emocionante com o potencial de ter um impacto social positivo".
Benefícios do Taste Buddy
- Alimentação saudável: Incentive o consumo de alimentos saudáveis, como frutas e verduras, transformando o sabor em algo mais agradável.
- Restrições alimentares: Ajude pessoas com restrições alimentares a desfrutar de uma maior variedade de alimentos.
- Indústria alimentícia: Revolucione a indústria alimentícia, permitindo a criação de novos produtos e experiências gastronômicas.
O futuro da alimentação
O Taste Buddy foi apresentado na feira de tecnologia em Birmingham, Inglaterra, em março de 2017. Este é só o começo! No futuro, essa tecnologia poderá ser utilizada para criar sabores completamente novos e personalizados, abrindo um mundo de possibilidades para a gastronomia molecular.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também:
Fontes: Daily Mail e Catraca Livre
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.