Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é uma cidade conhecida por sua arquitetura inovadora e altamente tecnológica. Recentemente, ela anunciou que estava conduzindo um projeto, sob a liderança do grupo 3DXB para a construção da maior vila impressa do mundo. Desde então, esse passou a ser um exemplo de caso inspirador para a Engenharia Civil global em termos de velocidade, eficiência e sustentabilidade na construção. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
A revolução da impressão 3D em Dubai
Imagine poder construir um bairro inteiro em apenas algumas semanas. Melhor ainda, tudo isso com o mínimo de desperdícios e possibilidades infinitas de personalização de projeto arquitetônico. Essas são as vantagens oferecidas pela impressão 3D à engenharia. Inclusive, tal estratégia já foi destaque na última Expo Dubai, com foco nos Emirados crescendo explorando essa tecnologia ao máximo. A expectativa é que 25% dos edifícios no país sejam construídos até 2030 seguindo esses moldes.
No centro dessa grande realização está a estrela MaxiPrinter, uma impressora móvel compacta tipo braço robótico, capaz de realizar impressão direta no local da construção, reduzindo expressivamente o tempo de construção e os custos com mão-de-obra. Leva apenas 15 minutos para sua instalação, sendo feita por uma única pessoa.
Funcionamento da MaxiPrinter
A MaxiPrinter funciona assim: depositando camada por camada de concreto em rápida velocidade. Desse modo, ela pode erguer estruturas com incrível precisão e sem necessidade de moldes, andaimes e extensos trabalhos manuais - o que costuma acontecer com o uso de outros métodos tradicionais de construção.
Veja Também: Construção civil: como erguer uma casa na metade do tempo?
A construção da maior vila impressa em 3D
Todo o sistema da MaxiPrinter é automatizado, incluindo o bombeamento da massa, sem que se precise realizar a reposição frequente de material. O fornecimento da mistura de concreto é, então, contínuo. Então, em impressionantes 190 horas depois da criação de um modelo digital dos edifícios, a maior vila impressa em 3D do mundo já estava concluída, provando a eficiência da tecnologia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Durante todo o processo, os engenheiros puderam notar um ambiente de canteiro de obras mais sustentável, com o mínimo de necessidade de transporte e geração de resíduos. Foi possível usar materiais locais e até reciclados, reduzir o consumo de recursos e também a pegada de carbono relacionada à toda construção. De fato, o resultado é exemplar!
Benefícios da construção com impressão 3D
Este caso da maior vila impressa em 3D do mundo nos prova que a Engenharia Civil está em um ponto de revolução. O foco é aumentar o quanto possível a acessibilidade habitacional (com soluções de moradia realmente inovadoras e personalizadas) ao mesmo tempo que diminuir o impacto da construção civil sobre a natureza. Neste contexto, os avanços tecnológicos devem abrir caminho para um futuro mais eficiente e ecológico.
Podemos concluir que se pode usar a impressão 3D visando apenas a diminuição de custos. Mas dentro da indústria da construção, essa estratégia deve proporcionar muitos benefícios e ter aplicações variadas, como ampliar a personalização de arquiteturas, solucionar estruturas complexas, etc.
Perspectivas para o futuro da construção civil
O modelo de construção com impressão 3D tem um imenso potencial e inspira a nova geração de arquitetos e engenheiros. Contudo, os profissionais ainda devem superar alguns desafios, como de durabilidade e desempenho a longo prazo dessas estruturas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Também é preciso desenvolver melhor em muitos países as regulamentações para edifícios impressos. Além disso, aprimorar os próprios modelos digitais e dispositivos de impressão, para que eles consigam erguer obras mais alinhadas com o design. E dentro dessa equação toda, vale acrescentar a preocupação com a coordenação eficiente no fornecimento de materiais e gerenciamento do fluxo de trabalho nos canteiros de obras.
Veja Também:
Fontes: Blog Canal da Engenharia, Construction Week Online.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.