Engenharia 360

Conheça o lago nos Estados Unidos que funciona como a maior bateria do mundo

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/10/2024 | Atualizado em 06/10/2024 4 min
Imagem reproduzida de Click Petróleo e Gás

Conheça o lago nos Estados Unidos que funciona como a maior bateria do mundo

por Redação 360 | 02/10/2024 | Atualizado em 06/10/2024
Imagem reproduzida de Click Petróleo e Gás
Engenharia 360

Quem poderia imaginar que um lago poderia ser considerado a maior bateria do mundo? Bem, explicando melhor, a centenas de metros acima do Lago Michigan, foi construída a Usina de Armazenamento Bombeado de Ludington. Essa maravilha da engenharia moderna, inaugurada em 1973, é peça fundamental da infraestrutura energética dos Estados Unidos, símbolo de inovação e sustentabilidade, fornecendo eletricidade para milhões de residências. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!

maior bateria do mundo
Imagem de Governo dos EUA em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Ludington_Pumped_Storage_Power_Plant#/
media/File:LudingtonPumpedHydro.png

Funcionamento da "bateria" de Ludington

A Usina de Armazenamento Bombeado de Ludington se assemelha a um lago artificial. Essa estrutura é colossal, medindo aproximadamente 4 quilômetros de comprimento e 1,6 quilômetros de largura. Seu funcionamento é inovador, com base em um processo físico simples que não só proporciona uma fonte confiável de eletricidade, mas também ajuda a estabilizar a rede elétrica em momentos de alta demanda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A ideia, em tese, é o armazenamento reversível de energia hidrelétrica. Durante o período de baixa demanda, a usina utiliza energia excedente para bombear água para um reservatório superior, que está a 110 metros de altura. E, durante o dia, assim que necessário, quando a demanda por eletricidade aumenta, a água é liberada de volta para o lago, passando por seis turbinas que geram energia hidrelétrica.

maior bateria do mundo
Imagem reproduzida de MinnPost
maior bateria do mundo
Imagem reproduzida de METEORED

Segundo a concessionária responsável pela administração da usina, cada unidade é capaz de mover a superfície do reservatório cerca de 30 centímetros por hora (em condições normais). Quando em plena capacidade, o complexo pode fornecer eletricidade para aproximadamente 1,7 milhão de unidades habitacionais - só para entender a relevância dessa infraestrutura.

Flexibilidade e integração com energias renováveis

Já conhecemos a funcionalidade dessa usina, que é considerada a maior bateria do mundo, agora é vez de falar sobre a flexibilidade do seu sistema. Bem, vale relembrar que ela não "apenas" armazena energia como também permite disponibilizar essa energia quando for mais necessário.

Essa é uma característica ainda mais relevante à medida que as fontes renováveis (como solar e eólica) se tornam prevalentes na matriz energética. E por que dissemos tudo isso? O objetivo é vislumbrar as possibilidades presentes e futuras!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Por exemplo, a matriz de Michigan é predominantemente composta por usinas movidas a combustíveis fósseis e nucleares, que, sendo fontes constantes, permitem que a Ludington bombeie água à noite e gere energia durante o dia. E se, além disso, forem incluídas nessa equação fontes como solar e eólica, a operação da usina pode ser ajustada para atender essas novas demandas.

Podemos pensar numa situação em que a Usina de Armazenamento Bombeado de Ludington seja carregada ao meio-dia com energia solar e descarregada à noite, quando a demanda é maior. Sem dúvidas, essa flexibilidade ajudaria a reduzir a dependência do consumo de combustíveis fósseis. Esse esforço de transformação, de modernização, de adaptação das operações aumentaria a eficiência do serviço prestado e reduziria sua pegada de carbono, contribuindo para o meio ambiente.

Impacto ambiental e sustentabilidade

Agora uma curiosidade sobre a Usina de Ludington! Durante os meses de verão americano, uma barreira de proteção é instalada para proteger a fauna aquática local, evitando que os peixes entrem no canal de entrada e saída de água da usina. Essa medida é essencial para preservar o ecossistema do Lago Michigan - o mínimo que se espera de práticas ambientais responsáveis na engenharia.

Futuro do armazenamento de energia

'Equilíbrio'; esse deve ser o futuro do armazenamento de energia! Quer dizer, que o sistema elétrico de nenhuma cidade, estado ou país deve ser sustentado apenas por fontes 'A', 'B' ou 'C' - até porque todas elas são impactadas pelas condições climáticas. O melhor modelo é como o Brasil diz seguir hoje, tendo hidrelétricas, termelétricas, usinas solares e eólicas. Só assim é possível garantir a continuidade do fornecimento de energia!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Outra coisa, o armazenamento de energia em grande escala é um componente vital para a transição para uma matriz energética mais limpa.

Usinas como a de Ludington precisam ser expandidas e modernizadas. Especialmente, essas usinas reversíveis (construídas quase todas entre 1960 e 1990) são o modelo mais importante. Embora novas instalações tipo bateria tenham surgido nos últimos anos, elas ainda continuam a desempenhar um papel fundamental na oferta de energia confiável, tendo alta capacidade de armazenamento em escala comercial.

maior bateria do mundo
Imagem reproduzida de Jornal Dia Dia

Aqui, no Brasil, algo que tem preocupado os especialistas é a falta de avanço no setor com relação à precificação das externalidades de cada fonte de energia. A ausência de diretrizes claras por parte do Ministério de Minas e Energia (MME) poderia levar a riscos de judicialização, impactando negativamente o futuro do setor energético no país.

Veja Também: Conheça Chicago: sua história, arquitetura e urbanismo


Fontes: Click Petróleo e Gás.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo