Se você é profissional ou estudante de engenharia, já deve ter ouvido falar do SOLIDWORKS — recentemente apresentamos as novidades da versão 2026 aqui, do portal Engenharia 360. Hoje parece bastante natural desenvolver projetos neste software. Mas há 30 anos, pensar que qualquer pessoa poderia modelar em 3D no computador era quase ficção científica. Essa virada de chave realmente transformou a história da engenharia moderna.

SolidWorks
Imagem reproduzida de Seek Vector Logo

Agora convidamos você a revisitar essa trajetória épica desde os dias de mesas de desenho e curvas francesas até a integração total com Inteligência Artificial e colaboração em nuvem. Acompanhe essa história!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quando projetar era uma arte manual

Entre as décadas de 1970 e 1980, surgiram os primeiros programas CAD. Era o começo da revolução digital. As licenças custavam milhares de dólares e só rodavam em computadores gigantes e complexos (estações UNIX gigantes), operados por operadores altamente treinados, por isso praticamente inacessíveis para a maioria das empresas de engenharia. 

Mas na década de 1990, tudo mudou. Tivemos o desenvolvimento do SOLIDWORKS em 1995 pelo engenheiro Jon Hirschtick — já esse primeiro modelo oferecia um 3D poderoso, simples e acessível para computadores comuns com o Windows, permitindo pequenas e médias empresas projetarem e prototiparem digitalmente. Dois anos depois, o software foi adquirido pela gigante francesa, a Dassault Systèmes.

evolução do solidworks
Imagem reproduzida de Solidworks

Desde então, essa ferramenta passou por várias evoluções e inovações, acompanhando a transformação da indústria. Hoje ele apresenta recursos ligados à colaboração em nuvem e automação.

evolução do solidworks
Imagem reproduzida de Solidworks

A título de curiosidade, a licença do SOLIDWORKS (com sua interface amigável e funcionalidades inéditas, como o FeatureManager, que mostrava o histórico de criação de cada peça, e o SmartMates, que facilitava a montagem automática dos componentes) chegava a custar em 1995 o valor de US$ 4 mil, enquanto os concorrentes custavam US$ 18 mil ou mais. Era o começo da democratização do CAD!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O momento expansão global do SOLIDWORKS

Logo que a Dassault Systèmes assumiu o controle do software SOLIDWORKS, foram vendidas mais de seis mil licenças em dezenas de países ao redor do mundo. Foi então que a empresa comprovou que havia feito um bom investimento.

Os anos seguintes foram dedicados a popularizar o software no mercado de Engenharia e promover a evolução tecnológica acelerada. Assim surgiram outras soluções como o CATIA, para projetos monumentais, e a plataforma 3DEXPERIENCE, um ambiente colaborativo baseado em nuvem que integra ferramentas de design, simulação, gerenciamento de dados e produção em uma única interface.

evolução do solidworks
Imagem reproduzida de Solidworks

A chegada da Indústria 4.0 e a transformação digital

Nos anos 2000, a Dassault Systèmes investiu pesado em ferramentas de simulação, tornando possíveis forças analíticas, científicas e deformações diretas no software SOLIDWORKS, o que trouxe economia de tempo e dinheiro para muitas empresas. A criação do eDrawings facilitou a comunicação entre equipes, clientes e fabricantes, pois qualquer um poderia visualizar e comentar arquivos, mesmo sem ter o programa instalado. Além disso, a empresa se fortaleceu no meio acadêmico, tornando-se uma porta de entrada para muitos jovens-aprendizes e futuros engenheiros.

Agora a marca Dassault Systèmes é referência também em educação, e o SOLIDWORKS é um dos CADs mais preferidos em escolas técnicas, universidades e centros de formação profissional.

Lembrando que agora ainda existe o SOLIDWORKS for Makers, que ajuda a democratizar ainda mais o acesso ao CAD 3D, trazendo o poder do design para qualquer pessoa que queira criar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

evolução do solidworks
Imagem reproduzida de Solidworks

O que vem pela frente?

Atualmente, trabalhar com engenharia dentro do SOLIDWORKS é poder integrar projetos de diversos setores, trabalhar em grandes montagens e apoio direto à produção aditiva (impressão 3D), simular questões de térmica, estrutura e fluidos, automatizar montagens complexas, e muito mais. E o mais legal é que agora o software ainda conta com sua própria Inteligência Artificial (assistente AURA), ajudando os usuários a entenderem e anteciparem tarefas repetitivas ou a criar projetos ainda melhores e mais rápidos.

Entre as décadas de 2010 e 2020, tivemos algumas novidades importantes: por exemplo, PDM totalmente integrado, modo de revisão de grandes montagens, suporte avançado à manufatura aditiva, lançamento do SOLIDWORKS PCB, e integração com a plataforma 3DEXPERIENCE. Tudo isso abriu portas para colaboração em nuvem, PLM acessível, simulação avançada e desenvolvimento em tempo real.

SolidWorks
Imagem reproduzida de SolidWorks

Nos últimos anos, houve melhorias maciças de desempenho do software. Foram lançados recursos avançados como o DriveWorks, o Design Automation e o Design Assistant.  Agora, o SOLIDWORKS não apenas modela, mas aprende, sugere, otimiza, verifica falhas e colabora com o usuário e o ambiente hiperconectado. E o futuro parece ser brilhante, conectado e totalmente 3D!

softwares de engenharia para iniciantes
Imagem reproduzida de The SOLIDWORKS Blog –

A Dassault Systèmes é uma grande potência de mercado e vai investir ainda mais em inovação, com foco em preparar os projetos para desafios cada vez mais complexos, oferecendo produtividade e tecnologia de ponta. Clique aqui e surpreenda-se com a nova versão SOLIDWORKS 2026!

Veja Também:

Dassault Systèmes celebra os 30 anos de seu software SOLIDWORKS no 3DEXPERIENCE World

Você não vai acreditar no que vem aí no 3DEXPERIENCE World 2026!


Fontes: SKA, SOLIDWORKS.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Nossa missão é mostrar a presença das engenharias em nossas vidas e a transformação que promovem, com precisão técnica e clareza.