Engenharia 360

Guia 360 das Engenharias: Engenharia Física

Engenharia 360
por Redação 360
| 27/12/2018 | Atualizado em 11/01/2024 2 min

Guia 360 das Engenharias: Engenharia Física

por Redação 360 | 27/12/2018 | Atualizado em 11/01/2024
Engenharia 360

A engenharia física é voltada para a aplicação dos fenômenos físicos para implementação de novas tecnologias em diversos setores, reunindo conhecimentos de várias áreas da engenharia bem como da física e da matemática.

engenhariafisica-guia-das-engenharias O que é o curso de Engenharia Física?

A Engenharia Física é um curso voltado à prática de conhecimentos físicos, representando uma ligação entre os conhecimentos técnicos e as tecnologias cada vez mais modernas e complexas para a atuação em diferentes áreas, como, por exemplo, no setor industrial.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A formação possibilita o profissional atuar no setor químico, automobilístico, petroquímico, aeroespacial, assim como na área médica, através do desenvolvimento de mecanismos e aparelhos que utilizem conceitos da Física Moderna.

O curso de Engenharia Física se diferencia do curso de Física, uma vez que este é voltado à pesquisa e atividades mais teóricas.

As atividades do profissional

Por ser um curso multidisciplinar, o engenheiro físico pode atuar em diferentes setores, em indústrias com tecnologia de ponta. Entre as possibilidades de trabalho destaque para a aeronáutica, para a área de equipamentos médicos que utilizam, por exemplo, o raio laser, assim como na indústria petroquímica, eletrônica, da energia e também na criação de aparelhos voltados à ótica e à telecomunicação.

engenhariafisica3-guia-das-engenharias.jpg

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As matérias do curso

Na grade curricular do curso de Engenharia Física, além das matérias básicas da Engenharia, neste caso com um peso ainda maior a física, como também a matemática, o cálculo e a química, há também matérias relacionadas à área de Humanas, como a filosofia da ciência, comunicação e expressão e segurança do trabalho.

Outras matérias que fazem parte do curso são a física moderna experimental, mecânica dos fluidos, eletromagnetismo e custos industriais, portanto de vertentes específicas de estudo e formação.

O mercado de trabalho

Com o avanço tecnológico, a demanda por profissionais multifacetados e capazes de trabalhar com processos e sistemas complexos, que envolvam conhecimentos especializados, é crescente. Diferentes empresas contratam estes profissionais, principalmente para o setor de pesquisa e desenvolvimento. A região do país que se destaca na contratação de profissionais é no sudeste, mas devido à variedade de áreas de trabalho, não é difícil encontrar oportunidades de trabalho em diferentes localidades do país.

engenhariafisica2-guia-das-engenharias.jpg2

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Faculdades com o curso

Faculdades reconhecidas pelo MEC

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, São Paulo.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre

Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais

Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados

Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém


Fontes: Guia do Estudante, UFSCar

 

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO