A sigla BIM, traduzida para o português, significa ‘Modelagem da Informação da Construção’. Trata-se de uma metodologia de trabalho que lida com a modelagem 3D de projetos multidisciplinares sobre uma mesma plataforma ou software, como o Revit, por exemplo.
O sistema utilizado é alimentado com diversas informações que, sendo assim conhecidas, tudo ao mesmo tempo, torna o planejamento e construção mais bem programados e seguros - em diferentes níveis.
Ficou curioso? Então, continue lendo este post!
O significado de 'BIM'
De início, é preciso dizer que a ideia central que rege o BIM é que todos os envolvidos em um projeto ou construção trabalhem sobre os mesmos arquivos e, assim, troquem informações atualizadas em tempo real.
E que informações são estas? São dados sobre dimensões de paredes, localização de canos e tubos, custos com insumos, quantidade de mão de obra envolvida nas atividades, e muito mais. Ou seja, você poderia modelar uma parede em um software BIM já especificando diversos parâmetros e unindo, no mesmo arquivo, a análise do calculista estrutural e de outros profissionais sobre este elemento. Isto permitiria uma percepção antecipada de possíveis interferências de projeto, situações de manutenções durante a obra, e além. Por consequência, evitaria improvisações e gastos desnecessários, por exemplo; e permitiria ganho de tempo e redução dos custos.
Os especialistas em BIM
Que profissionais costumam trabalhar com BIM?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- arquitetos,
- engenheiros,
- construtores,
- fornecedores e
- demais partes interessadas em projetos e obras de construção civil.
A diferença entre BIM e 3D
Por incrível que pareça, se você perguntar para alguns destes profissionais “O que é BIM?” eles responderão, portanto, que “É o desenho 3D”! Mas, pelo que foi dito antes, você sabe agora que esta definição está errada! Na verdade, o 3D é uma forma de representação do modelo real, uma ferramenta de visualização. Já o BIM usa este 3D adicionando a ele diversos parâmetros e informações que vão agregar ao trabalho de mais de um profissional, como orçamentistas e compradores, não apenas projetistas, como engenheiros e arquitetos.
O BIM é o retrato da construção civil e o sucesso de grandes empreendimentos do futuro!
A obrigatoriedade do uso do BIM
Aliás, o desejo de que as obras de infraestrutura e de edificações fiquem mais apuradas, com planejamentos mais precisos, é também do governo brasileiro! O BIM chegou ao nosso país no ano 2000. De lá para cá, o processo de adaptação de profissionais e empresas a este conceito ainda está devagar. Contudo, de acordo com um decreto presidencial, o uso do BIM será obrigatório desde 2021 em projetos e construções.
A ideia da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM é, com isso, até 2024, aumentar cerca de 50% o PIB - ou Produto Interno Bruto - da Construção Civil. E você pode fazer parte desta Revolução Industrial! Como? Se preparando para a implantação desta tecnologia!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A instrução online em BIM
O Projete Fácil Bim, promovido pelo Engenharia 360 em parceria com A Arquiteta, oferece diversos cursos sobre o método BIM.
Não perca tempo e aproveite esta campanha! Aprenda mais sobre BIM e saia na frente no mercado de trabalho!
Fontes: Inforchannel, INBEC, Mais Engenharia, Sienge.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.