Engenharia 360

[Notícia Importante] Designers de interiores: registros de bacharéis e tecnólogos agora são incorporados ao Crea-SP

Engenharia 360
por Redação 360
| 17/05/2021 | Atualizado em 11/01/2024 3 min
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay

[Notícia Importante] Designers de interiores: registros de bacharéis e tecnólogos agora são incorporados ao Crea-SP

por Redação 360 | 17/05/2021 | Atualizado em 11/01/2024
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay

O Crea-SP passa, agora em 2021, a ser responsável por garantir a atividade dos mais de milhares de profissionais designers de interiores. Saiba mais!

Engenharia 360

O Crea-SP passa, agora em 2021, a ser responsável por garantir a atividade dos mais de milhares de profissionais designers de interiores. Saiba mais!

Atualmente, o Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo -, é responsável por garantir a atividade de milhares de profissionais em sua região. A novidade agora é que os graduados em Design de Interiores também poderão ser registrados e ter o seu exercício fiscalizado por este órgão. Continue lendo para entender, então, o que muda para os designers de interiores!

logo do CREA

A regulamentação dos designers de interiores

A profissão de designer de interiores foi regulamentada em 2016, ainda no período de governo da Presidente Dilma Rousseff. Contudo, levou vários anos e discussões entre políticos e sociedade para que a categoria fosse, de fato, encaminhada para a fiscalização de um Conselho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“É uma honra receber em nosso Conselho os profissionais de Design de Interiores. Nossa missão, assim como com as outras profissões que representamos, será garantir a atividade profissional da categoria conforme as atribuições previstas em lei." - presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.

A saber, dos 55 mil designers de interiores no Brasil, 16.500 estão só no Estado de São Paulo!

Veja também: Engenheiro Civil pode ou não fazer projetos de interiores?

As vantagens para os designers pela adesão ao Conselho

Num primeiro momento, pode parecer que tal "burocratização" traz mais problemas do que benefícios para os designers de interiores, o que não é verdade. Com esta adesão ao Crea-SP, estes profissionais terão, primeiro, a garantia da assinatura de ARTs - Anotações de Responsabilidade Técnica. Isto funcionaria como uma espécie de currículo para os profissionais; já para a sociedade, é um instrumento de controle e segurança aos trabalhos realizados.

Outra grande vitória para a categoria é se filiar a um Conselho forte que irá, sempre que necessário, apoiar e fiscalizar o exercício, trazendo mais segurança tanto para o cliente quanto para quem executa o trabalho! Vale lembrar que a estrutura do Crea-SP para fiscalizações é uma das melhores do país. E também que, com este controle, será mais fácil fazer uma análise de mercado, evitando que leigos desempenhem serviços relativos à área sem o devido preparo, conhecimento e permissões necessárias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

decoração de interiores - CREA
Imagem de StockSnap por Pixabay

O passo-a-passo para o registro no Crea-SP

A partir de agora, o Crea-SP informa que o registro dos bacharéis e tecnólogos em Design de Interiores será realizado junto ao Conselho logo após à sua formação, já na sequência. Claro que os procedimentos ainda estão no início e que, por razões de adaptação das tabelas internas e mais do Confea - o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia -, os designers ficarão colocados no sistema, num primeiro momento, juntamente com os tecnólogos em Edificações.

E, concluindo, o pré-cadastro para os designers visando a efetivação do registro precisa estar atrelado à regulamentação da entidade de ensino junto ao Conselho. Isto deve ser feito no seguinte endereço eletrônico: clique aqui para conferir!

Então, o que achou desta notícia? Concorda que os designers de interiores passem a ser registrados e fiscalizados pelo CREA? Dê sua opinião nos comentários!


Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fonte: CREASP.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo