Engenharia 360

Quais são os equipamentos necessários para instalar um sistema de energia solar?

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/01/2024 | Atualizado em 19/01/2024 4 min
Imagem reproduzida de energysavingtrust.org.uk
Engenharia 360

Quais são os equipamentos necessários para instalar um sistema de energia solar?

por Redação 360 | 19/01/2024 | Atualizado em 19/01/2024
Imagem reproduzida de energysavingtrust.org.uk
Engenharia 360
Engenharia 360

Quando o assunto é energia solar, precisamos lembrar que existem diferentes sistemas que podem ser usados em uma residência, empresa, indústria e outros e que cada um requer estruturas e componentes diferentes. Neste texto do Engenharia 360, explicitaremos alguns desses sistemas e seus requisitos!

Antes de tudo, destacamos que, para fazer a instalação em uma residência ou indústria, você vai precisar de uma pessoa experiente. Porém, se for uma instalação pequena, como para luminárias de jardim, é bem provável que você dê conta de fazer (desperte o(a) engenheiro(a) que existe em você!).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vale ainda ressaltar que o certo é não apelar para a gambiarra. Mesmo que esses mais simples não necessitem de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) nem da autorização da concessionária de energia (como no caso de instalações residenciais/empresariais), é preciso que você, pelo menos, saiba o que está fazendo (e leia o manual).

Elementos principais de um sistema de energia solar

Painel solar fotovoltaico

Consiste em um grupo de placas solares fotovoltaicas que é normalmente afixada no telhado. Essas placas de material semicondutor (como o silício) recebem a luz solar e, com isso, têm um deslocamento de elétrons que gera corrente contínua.

Inversor fotovoltaico

Como a corrente gerada nas placas é do tipo contínua, é preciso usar um inversor para convertê-la para corrente alternada. Esse inversor também é o responsável por fazer a ligação do sistema com a rede elétrica convencional.

Estruturas de suporte

Trilhos e fixadores que servem para dar suporte e fixar as placas no telhado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cabeamento

Como o nome já diz, são os cabos e conectores necessários para fazer a ligação.

instalar um sistema de energia solar
Imagem: portalsolar

Veja Também: Qual o melhor posicionamento solar para uso de placas solares em imóveis - Dicas de Engenharia para maximizar a eficiência energética

Energia solar em residências

No caso das residências, é preciso um kit mais completo que permite montar todo o sistema, conectá-lo à residência e à rede elétrica (caso ele faça essa conexão). Isso inclui os painéis fotovoltaicos, o inversor, estruturas de fixação, cabos especiais para corrente contínua e conectores.

Observação: Os preços desses materiais variam de acordo com o tamanho do sistema (as tabelas de mercado não costumam envolver os custos de projeto e instalação, só do material). Há kits de 1.7kWp à 5kWp ou 10kWp.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como referência, podemos tomar como base a tabela abaixo, que fornece um demonstrativo de valores dos kits da empresa Portal Solar no ano de 2019:

kit energia solar
Imagem: portalsolar
instalar um sistema de energia solar
Imagem: portalsolar

É importante dizer que o ideal não é comprar o kit e instalar direto. Você precisa para fazer essa instalação e como ela requer um projeto adequado e um profissional capacitado. Ademais, pode-se fazer o financiamento do seu sistema, caso ache o valor elevado para ser pago de uma vez.

Energia solar para irrigação

O custo desses sistemas é mais elevado, visto que são compostos por muitos painéis solares. São comumente usados por fazendas, mas são raros no Brasil porque a energia rural possui incentivo governamental. Devido ao tamanho e à complexidade, é preciso ter um profissional capacitado para instalar esse tipo de sistema

instalar um sistema de energia solar
Imagem: portalsolar

Energia solar para bombeamento de lagos

Esses sistemas são mais simples fáceis de instalar e são compostos basicamente pelo painel solar e pela bomba. A energia que atinge o painel solar fornece a energia para a bomba. Normalmente de 12V, são um exemplo de sistema que você mesmo pode instalar.

instalar um sistema de energia solar
Imagem: portalsolar

Energia solar para iluminação

Tais kits podem vir já prontos para uso ou desmontados (para que você se divirta montando). Se forem simples, é outro exemplo de que você mesmo pode fazer a instalação. Eles vêm com painel solar, bateria, controlador de carga e luminária.

Por outro lado, se for um kit para iluminação de rua, a situação é mais complexa. Eles possuem painel solar, lâmpadas de LED, controlador de carga, baterias estacionárias e poste e é preciso ter um profissional capacitado para fazer a instalação.

instalar um sistema de energia solar
Imagem: portalsolar

Energia solar de bombeamento com bateria

Como o próprio nome diz, esse sistema conta com uma bateria de armazenamento que fornece energia quando não há incidência solar para a geração direta de energia. Tais kits possuem os painéis solares, controlador de carga e bateria.

instalar um sistema de energia solar
Imagem: portalsolar

Veja Também:


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360
Artigo Patrocinado

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo