Engenharia 360

Quero instalar um sistema de energia solar: por onde começar?

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/10/2019 | Atualizado em 30/06/2022 4 min
Engenharia 360

Quero instalar um sistema de energia solar: por onde começar?

por Redação 360 | 28/10/2019 | Atualizado em 30/06/2022

Confira o passo a passo para instalar um sistema de energia solar em sua residência ou empresa e tire suas dúvidas sobre o assunto

Engenharia 360
Engenharia 360

Confira o passo a passo para instalar um sistema de energia solar em sua residência ou empresa e tire suas dúvidas sobre o assunto

Se você já cogitou instalar um sistema de energia solar, mas nunca soube exatamente o ponto de partida, seus problemas acabaram. Neste texto, vamos explicar por onde começar a instalação e o que você deve fazer.

Primeiro, é preciso entender que mesmo que você seja um(a) engenheiro(a) e que suas gambiarras sejam boas, você vai precisar de uma equipe qualificada para fazer a instalação. Isso acontece porque, por mais que a intenção com a gambiarra seja boa e você economize, vai acabar pagando mais caro se o sistema não funcionar adequadamente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Entendido isso, nós vamos explicitar aqui um passo a passo elaborado recomendado pelo Portal Solar sobre a instalação. Há empresas que fazem todo o serviço para você, mas o ideal é que você entenda o que está acontecendo e o que será feito. Isso ajuda na hora de tomar decisões e é mais simples do que parece.

Painel solar Portal Solar | energia solar
Imagem: theneweconomy

Como instalar um sistema de energia solar: passo a passo

1 – Entenda sua conta de energia

O primeiro passo óbvio para quem quer instalar um sistema de energia solar é compreender a conta de energia é verificar seu consumo mensal (normalmente em kWh). Isso acontece porque o tamanho do sistema depende do quanto será consumido. Então, é a partir desses valores que começa o projeto.

O ideal é usar o consumo médio mensal. Esse valor consiste na média dos últimos doze meses e costuma vir em algumas contas de luz. Se vier o consumo dos últimos meses, você pode calcular a média.

2 – Simule o custo da instalação

Com esse dado em mãos, você pode usar um simulador solar (o Portal Solar oferece um). Tal simulador usa seu consumo mensal em kWh para fazer o cálculo. Você também precisa preencher dados como nome, CEP, e-mail, estado e cidade mais próxima.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O simulador mostra o custo médio do projeto fotovoltaico de instalação de energia solar, a quantidade de painéis fotovoltaicos, a geração anual de energia solar, a área necessária para instalação dos painéis solares e o peso médio por metro quadrado de placa solar instalada. É bem fácil de usar.

Quero instalar um sistema de energia solar: por onde começar?
Imagem: portalsolar

3 – Orçamento e projeto fotovoltaico de instalação do sistema de energia solar

Com os dados de consumo de energia mensal e de custo de instalação aproximado, é preciso encontrar uma empresa qualificada que faça o serviço de instalação. Facilitando a busca, o Portal Solar tem um mapa de empresas que te ajuda a encontrar a mais perto de você.

A dica é que você precisa dar zoom para destrinchar as empresas no mapa. Se preferir, pode fazer uma busca no menu lateral esquerdo com a cidade ou estado, ou o nome da empresa e também é possível abrir a lista de empresas.

Caso você queira financiar o sistema de energia solar, o Portal Solar também tem uma página em que você coloca seus dados e verifica como pode financiar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

4 – Instalação do sistema de energia solar

É bem provável que, se você é experiente no assunto, nem estaria lendo este texto. Por isso, vamos partir do princípio que você não tem essa experiência e vamos ressaltar a importância de não tentar fazer uma gambiarra engenheirística.

É necessário ter autorização da companhia energética que faz a distribuição na sua região (o que só pode ser feito por engenheiros e eletrotécnicos). O primeiro procedimento é formalizar o orçamento e mandar para a distribuidora para solicitar a conexão do seu sistema à rede.

Quero instalar um sistema de energia solar: por onde começar?
Imagem: ciclovivo

Na hora de instalar, o local recebe uma preparação com base no layout desenhado para o seu sistema (vale destacar que é preciso saber se o seu telhado aguenta a instalação também e isso é considerado na hora do projeto). São instalados suportes para os painéis: em telhados de cerâmica, é preciso retirar as telhas no local certo. O processo é mais simples em telhados metálicos.

A seguir, são instalados trilhos de fixação dos painéis. Eles são pré-fabricados (normalmente em alumínio) e encaixam perfeitamente nos suportes. As placas são, então, instaladas sobre os trilhos. Por último, os painéis solares são conectados no inversor, o qual é conectado à rede elétrica. E pronto, está tudo instalado e é só começar a usar.

Vale lembrar que é preciso fazer a manutenção do sistema, barata. Ela consiste na limpeza das placas solares de forma anual ou quando o sistema apresenta queda na produção de energia. Tal limpeza é feita com água, para tirar a sujeira. Há, também, a manutenção do inversor, que precisa ter uma parte substituída em média entre 5 e 10 anos.

Esse passo a passo mostra que instalar um sistema de energia solar é fácil e descomplicado. Isso rompe os mitos de que é trabalhoso e incentiva a instalação, que não é tão utilizado no Brasil como poderia ser.

Comentários

Engenharia 360
Artigo Patrocinado

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo