Saiba mais
A expectativa é que cerca de 90% dos carros novos estejam equipados com esse sistema em 2022. Até lá serão feitas avaliações para que os veículos reconheçam as músicas prediletas dos motorista, sobretudo quando está estressado, e perceber os momentos em que ele prefere ficar em silêncio. Ele também estará apto para modificar a iluminação interna, que pode influenciar positivamente no humor.
“Com comandos de voz como ‘estou com fome’ para encontrar um restaurante e ‘preciso de um café’, o Sync 3 já funciona na prática como um assistente pessoal”, diz Mareike Sauer, engenheiro de controle de voz do Time de Aplicações de Conectividade da Ford Europa.
Os donos de um carro Ford poderão, dentro de dois anos, receber sugestões como: “Gostaria de encomendar flores para sua mãe no Dia das Mães?”, “Devo escolher um caminho menos congestionado, mas mais lento para casa?” e “O seu chocolate favorito está acabando, mas está disponível no estoque da sua loja preferida. Quer parar e pegar alguns?”
“O carro será em breve nosso assistente, um companheiro de viagem e ouvinte simpático, com quem você poderá discutir sobre tudo e pedir qualquer coisa, a ponto de esquecermos que estamos falando com uma máquina”, aposta Dominic Watt, professor de Ciências da Linguagem e Linguística da Universidade de York. A pergunta que fica é: estamos próximos de um futuro digno de ficção científica?
Fonte: Carpress | Foto: Reprodução
LEIA MAIS
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.