Engenharia 360

Aprenda a usar as novas ferramentas do LinkedIn para criar e enviar currículos automaticamente

Engenharia 360
por Redação 360
| 20/06/2024 4 min
Imagem de Alexander Shatov em Unsplash

Aprenda a usar as novas ferramentas do LinkedIn para criar e enviar currículos automaticamente

por Redação 360 | 20/06/2024
Imagem de Alexander Shatov em Unsplash
Engenharia 360

O LinkedIn é uma das principais redes sociais profissionais da web, com cerca de 900 milhões de usuários e 175 milhões de assinantes Premium.

Recentemente, a rede lançou uma série de novas ferramentas que utilizam tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para ajudar os usuários a melhorar suas chances de conseguir um emprego. Com base em algoritmos avançados, seria possível analisar e processar uma grande quantidade de dados, inclusive para filtragem de vagas; e ainda criar e enviar currículos automaticamente. Saiba mais como aproveitar todas essas vantagens no artigo a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

LinkedIn
Imagem de
Souvik Banerjee em Unsplash

Conhecendo as novas ferramentas de IA do LinkedIn

Em 2024, o LinkedIn introduziu ao seu sistema três novas ferramentas generativas de IA para aprimorar a experiência de seus usuários:

  • criação de currículos,
  • busca de empregos, e
  • candidatura de vagas de forma automática e personalizada.

Neste artigo, vamos entender os benefícios dessas ferramentas, que podem contribuir para os engenheiros que estejam tentando uma boa colocação ou recolocação no mercado de trabalho!

LinkedIn
Imagem divulgação via CanalTech

Antes, vale destacar que o LinkedIn faz parte do "ecossistema" da Microsoft, que detém uma participação na OpenAI, criadora do famoso chatbot ChatGPT. Foi esta relação que permitiu que a rede social pudesse utilizar tecnologias mais avançadas, mas sem precisar necessariamente investir em desenvolvimento interno.

Veja Também: Como criar o currículo de engenharia perfeito usando IA?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como criar e enviar currículos automaticamente

Agora dentro do LinkedIn é possível carregar um currículo e a IA da rede simplesmente ajuda a preencher as principais seções do documento, como habilidades e experiência profissional. Ou seja, a tecnologia pode ajudar a revisar e melhorar seu texto, garantindo que ele esteja mais atraente para os recrutadores. Veja o que é preciso fazer para aproveitar tal recurso:

  1. Para usar as ferramentas de IA do LinkedIn é preciso assinar a conta Premium.
  2. Depois, carregar seu currículo atual.
  3. A plataforma deve analisar o documento e oferecer sugestões, destacando áreas que podem ser otimizadas para atrair mais atenção dos recrutadores.
  4. Com base nas vagas de interesse, a IA personaliza o currículo e carta de apresentação. Essa personalização é feita levando em conta as descrições de vagas e os requisitos do empregador.
  5. Sim, ainda será possível realizar uma busca de vagas pelo modo manual. Ou deixar ligada a "chave" de envio automático de currículo, facilitando o processo de candidatura e economizando tempo.

Aliás, gastando menos tempo com envio de currículo, o usuário pode se concentrar em outras atividades do seu dia a dia, enquanto a IA faz todo o trabalho pesado. As páginas de empregos no LinkedIn foram redesenhadas pelos desenvolvedores, para incluir avaliações baseadas em inteligência. E com todas as personalizações, as chances de sucesso aumentam para os assinantes. A melhor parte é que se recebe um feedback imediato, em tempo real. Isso deve ajudar os candidatos a melhorarem seus materiais de candidatura.

Busca de emprego conversacional

Uma das novas funcionalidades mais impressionantes do LinkedIn é a busca de emprego conversacional. Com essa ferramenta, é possível realizar buscas detalhadas usando linguagem natural. Por exemplo, você pode pedir ao LinkedIn para procurar "empregos de Marketing Digital em São Francisco que paguem mais de US$ 100.000". Isso elimina a necessidade de filtros complexos e torna a busca mais intuitiva e eficaz.

LinkedIn
Imagem de LinkedIn Sales Navigator em Freepik

Veja Também: Currículo no celular: é possível montar um com qualidade?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Outros benefícios para usuários e empresas

Atualmente, o LinkedIn ainda oferece aos usuários acesso cursos e treinamentos personalizados às suas necessidades específicas, ajudando a melhorar suas habilidades e conhecimentos profissionais. Com o novo sistema, as empresas podem encontrar rapidamente candidatos mais qualificados para as suas vagas, tendo a IA como auxiliar nessa análise e avaliação de currículos. Através da "Páginas de Empresas Premium", dá para personalizar e direcionar mensagens de recrutamento, alcançando um número maior  de pessoas. É economia de tempo, recursos e esforços!

Por outro lado, alguns especialistas em RH têm criticado o uso excessivo de IA, alertando que isso pode comprometer a autenticidade das candidaturas, tornando-as mais mecânicas e menos pessoais. Além disso, a dependência da tecnologia poderia reduzir a necessidade de habilidades de escrita e apresentação, importantes no desenvolvimento profissional - inclusive em engenharia. Bem, certamente o equilíbrio é tudo!

Enfim, se você está procurando melhorar suas chances de emprego, vale considerar explorar as novas ferramentas de IA do LinkedIn - lembrando novamente que os recursos só estão disponíveis para assinantes Premium.

Veja Também:


Fontes: The News, Terra.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo