Luan Rodrigues 12/12/2022
Em nosso dia-a-dia, temos bastante contato com diferentes tipos de motores elétricos. Estão presentes em eletrodomésticos, em bombas d’água, ventiladores, carros, etc. Continue lendo para saber mais!
Os motores elétricos se constituem basicamente de um estator e um rotor. A saber, a forma de construção e componentes disso mudam conforme o tipo de motor e aplicação e, obviamente, existem vários.
É utilizado em aplicações que exigem uma potência menor e se caracterizam por serem alimentados em tensão alternada por 1 ou 2 fases. Não seriam capazes de partir sozinhos por não haver uma defasagem no fluxo magnético.
A saber, existem motores síncronos monofásicos e trifásicos. A principal característica deles é que a velocidade do seu rotor é constante e igual ao campo girante do estator independente da carga acoplada em seu eixo.
Esse tipo de motor é capaz de se movimentar com alta precisão angular devido à construção de seus polos magnéticos e ao circuito de controle feito eletronicamente através de um drive. Com resolução pelo ‘número de passos por volta’.
Constituídos de ímãs permanentes e estatores que geram movimento de forma síncrona. Necessitam de um controle eletrônico para criar o campo eletromagnético girante. E alcançam velocidades altas e sua vida útil e potência são maiores.