Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

8 dicas para se concentrar nos estudos

Engenharia 360
por Clara Ribeiro
| 25/07/2015 3 min

8 dicas para se concentrar nos estudos

por Clara Ribeiro | 25/07/2015
Copiado!

Você já tentou de tudo para estudar para as provas e sua vontade é jogar suas anotações e livros pro alto?!
Muitas vezes não conseguimos manter o foco por não termos um ambiente adequado ou apenas por não driblarmos aqueles desejos “traiçoeiros” de fazer qualquer coisa, menos ler aquele texto de 35 páginas que seu professor de Geologia pediu pra ontem.
Antes que você se desespere, o BDE separou 8 dicas que realmente podem melhorar seu foco na hora dos estudos!
estudos blog-da-engenharia
1. Antes só!
Fazer grupos de estudos é sempre divertido, porém, tem poucos efeitos bons. Você e seus colegas se dispersam mais rápido e fogem para outros assuntos e a matéria da prova fica de escanteio. Repense esse esquema e se for o caso, prefira estudar sozinho.
2. Hora da revisão
Vida de universitário é difícil, cansativa e, às vezes, ao final do dia parece que sua cabeça vai explodir, não é mesmo?! Porém, se tem algo que vai te ajudar a recordar daquilo que o professor passou em aula é dar uma revisada no mesmo dia. Portanto, não deixe para fazer isso apenas um dia antes da prova.
estudos blog-da-engenharia 1
3. Desligue-se
Conversas imperdíveis no Whatsapp, posts sobre a festa do final de semana no Facebook ou o seu seriado preferido passando na TV. Tudo isso pode esperar. Desligue todos os eletrônicos a sua volta na hora de estudar, isso vai conectar você ao que é importante naquele momento, e não vai te dispersar.
4. Leia e escreva
Somente ler os textos para a prova faz você perder a concentração mais rápido. Por isso, uma sugestão é ler escrevendo o que tem de mais importante no conteúdo. Esse método vai te ajudar a gravar a leitura mais facilmente.
estudos blog-da-engenharia 2
5. Levante a mão!
Lembre-se: o professor não vai te odiar por perguntar, aliás, vai ficar lisonjeado por ver que ao menos você está interessado naquela aula “legal” cheia de cálculos. Está com dúvidas?! Tire-as em sala de aula, anote e troque informações com os amigos para depois estudar em casa.
6. Programe-se
Faça um “calendário” de estudos para te ajudar na organização. Não seja muito rigoroso, seja realista com suas possibilidades!
estudos blog-da-engenharia 3
7. Ritual
Antes de sentar em frente ao material, crie algumas “manias” que vão te ajudar a mergulhar nos estudos. Arrumar a mesa, pegar um copo de água, colocar uma roupa confortável e alongar o corpo são algumas sugestões.
8. E música?
O que não ajuda nada é uma música em português, ou melhor, na língua em que for estudar. Mas se você é daqueles que consegue fazer tudo com o fone nos ouvidos, tudo bem, só procure maneirar no volume.
estudos blog-da-engenharia 4
 
Fotos: Shutterstock

Copiado!
Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.

Comentários