{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Engenharia de Produção

Métricas Lean: conheça os 7 indicadores de produção industrial


Para que uma operação industrial tenha um resultado eficaz, os especialistas trabalham com indicadores ou Métricas Lean. Os mesmos apontam como realizar uma melhoria contínua dos processos de gestão. Isso é apresentado diversas vezes nos cursos de Engenharia, como de Produção, embora o próprio acompanhamento de desempenho das notas bimestrais seja um ensinamento sobre o tema. Uma nota abaixo da média seria um indicador de que, na disciplina em potencial, é preciso se esforçar mais para conseguir absorver e aprender o conteúdo.

Agora, na vida profissional, os indicadores descrevem situações e ajudam na realização de comparativos e planejamentos de ações, com base em mensurações e quantificações de todas as variáveis que possam afetar uma empresa, ou seja, o controle de processos de toda a organização. Tento isso certo, o mercado pode entender os resultados e dar "passos" mais assertivos em direção ao crescimento. Mas você, empresário? É possível que ainda não conheça as Métricas Lean, nem saiba como interpretá-las. Está na hora!

Imagem reproduzida de Holistics

Os principais indicadores Lean

1.OLE

Esta sigla faz referência à Eficácia Geral do Trabalho, indicando três variáveis no processo produtivo: disponibilidade de tempo, desempenho e qualidade do trabalho dos colaboradores durante o expediente. Para saber o resultado da OLE da empresa, basta multiplicar os valores.

2. Horas-homem

Este indicativo mensura quanto cada colaborador é capaz de produzir dentro de uma hora de trabalho do seu expediente. Para fazer o cálculo, basta dividir o total de peças/produtos/serviços produzidos pelo total de horas trabalhadas. Este valor pode ainda ser comparado com o mercado para entender se sua empresa está realmente sendo competitiva dentro do setor.

Imagem reproduzida de Lumis

3. OITF

Esta sigla faz referência a On Time in Full, ou seja, a eficiência da entrega desse trabalho produzido (in full) dentro do tempo estimado ou do prazo estabelecido (on time). O cálculo é feito multiplicando o percentual de entregas on time pelo percentual de entregas in full. Talvez esse seja um dos indicativos mais importantes, pois sabemos o quanto os clientes valorizam o cumprimento de uma promessa. Contudo, não podemos nos apressar e esquecer do fator 'qualidade'.

4.MTTR

Agora falamos do Tempo Médio para Reparo ou Manutenção da fábrica ou empresa. Neste cálculo, leva-se em conta o prazo necessário para correção das falhas do processo produtivo, dividindo o tempo total gasto na correção de falhas pelo total de falhas corrigidas.

Imagem reproduzida de Novidá

5. Tempo de Inatividade

Ainda analisando a manutenção de uma fábrica ou empresa. Também deve ser calculado o tempo que os equipamentos precisam ficar sem funcionar, comprometendo o serviço dos trabalhadores. Ou seja, Tempo de Inatividade e Tempo para Reparo são indicadores interligados.

6. MTBF

Existe ainda o Tempo Médio entre Falhas, que tem a ver com quantas vezes os equipamentos relacionados à produção industrial precisarão dessa manutenção. Para isso, deve-se somar cada falha e depois dividir pelo total de falhas; quanto maior for o Tempo Médio entre Falhas, melhor será o desempenho da indústria.

7. OEE

Por último, mas não menos importante, este indicador tem a ver com a Eficiência Global dos Equipamentos, melhor dizendo, a eficiência das máquinas no processo produtivo. Isso é altamente afetado pela qualidade dos equipamentos, a capacidade de produtividade deles, e quanto tempo foi dedicado pelos trabalhadores na produção. Multiplicando esses valores, se chega ao resultado.

Imagem reproduzida de Polo Criativo

Fontes: Terzoni, Esfera Energia.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...