Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

7 hábitos dos Engenheiros altamente eficazes | Lista 360

por Jéssica Dias | 02/12/2020
Copiado!

Hábitos fazem parte de quem somos e podem ser determinantes para nosso sucesso. Conheça aqui alguns deles.

Segundo o autor James Clear, “hábitos são os juros compostos do autoaperfeiçoamento”. O senso de melhoria contínua deve ser algo presente no dia a dia do engenheiro e, para tornar-se um engenheiro bem sucedido, é necessário cultivar hábitos que sejam condizentes a um profissional competente e de resultados. Pensando nisso, trouxe hoje 7 hábitos dos engenheiros altamente eficazes.

imagem ilustrativa de mesa com gráfico, ilustrando hábitos
Foto: Isaac Smith – Via Unsplash

1. Padronização

Processos sem padrão trazem todos os tipos de problema: resultados inconsistentes, falta de previsibilidade, ruídos na comunicação e no envio e recebimento de informações, entre outros. Trazer padronização para os processos produz benefícios importantes para o trabalho e é importante que o engenheiro avalie e padronize processos sempre que possível e que isso se mostrar positivo. Alguns benefícios incluem maior facilidade na gestão, redução de conflitos, maior eficiência e até mesmo redução de custos.

2. Aprendizagem contínua

A aprendizagem contínua é de extrema importância, tanto no sentido de manter-se atualizado das novas tecnologias, materiais, processos e/ou outras variáveis importantes para a posição executada pelo engenheiro, quanto para criar repertório e tornar-se um profissional mais competitivo. O engenheiro nunca deve parar de aprender.

3. Análises bem fundamentadas

Como sabemos, vivemos em um ambiente volátil e incerto. Neste cenário, é importante fundamentar bem as análises e trabalhos feitos. Quais as premissas consideradas e por quê? Quais foram os dados utilizados para a análise e por quê? Qual o método utilizado e por quê? O engenheiro deve ser assertivo e ter fundamentos ao executar, entregar e apresentar seus trabalhos. Ninguém deve conhecer melhor seu trabalho que você mesmo.

mãos escrevendo em papel, com notebooks ao lado
Fonte: Scott Graham – Unsplash

4. Análises bem documentadas

Além de fundamentar bem seu trabalho, o engenheiro precisa documentar esse processo. Não tem nada pior que entregar um relatório ou análise para a liderança da empresa ou para um cliente e, tempos depois, quando questionado sobre algum aspecto da entrega, o profissional “não lembrar” o que foi feito. Para evitar problemas futuros, é vital que o engenheiro documente bem o trabalho feito – quais as premissas, dados, métodos e fontes utilizadas na execução da análise.

5. Bom gerenciamento do tempo

No mundo ideal, teríamos apenas a quantidade de tarefas e responsabilidades que coubessem nas 8h (ou mais…) de trabalho, mas não é isso que acontece na maioria das vezes: temos mais coisas a fazer que tempo disponível. Assim, torna-se imprescindível que o engenheiro saiba gerenciar o seu tempo e priorizar suas entregas de forma a maximizar os resultados de seu trabalho.

6. Procura entender o todo

Nosso trabalho nunca é uma variável isolada. Principalmente dentro de empresas, cada decisão ou mudança geralmente afeta várias áreas diferentes: produção, finanças, planejamento, entre outras. Sendo assim, ao desempenhar um trabalho, fazer um projeto ou executar uma análise, é importante questionar-se quais são os outros setores envolvidos, quais são as possíveis consequências desse projeto/decisão ou se existe alguma legislação pertinente ao caso, por exemplo. Esses questionamentos tornarão o trabalho mais assertivo e reduzirão as chances de conflitos e problemas futuros.

7. Proatividade

Algo comum a todo trabalho é o surgimento de problemas – é para isso que nós engenheiros somos contratados: para desenvolver soluções para nossos clientes e empregadores. Todo profissional de sucesso deve primeiramente trabalhar sempre na prevenção dos problemas e, quando os eles forem inevitáveis, atuar proativamente na busca solução. A proatividade é considerada uma das chaves para o sucesso profissional.

Leia também: Conheça 4 livros de negócios que vão te surpreender | Lista 360

Você já possui algum dos hábitos acima? Qual precisa mais se desenvolver? Conta para a gente aqui nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Jéssica Dias

Engenheira de Produção formada pela UENF com mais de dois anos de experiência em cadeia de suprimentos (supply chain), passando por funções nas áreas de logística, processos e planejamento de materiais. Apaixonada por tecnologia, leitura, ensinar o que sei e ajudar a outras pessoas a serem melhores em suas carreiras.

Comentários