Você deve estar se perguntando: "Rally e engenharia, mas que uma coisa tem a ver com a outra?". Certo?
Vamos lá, recentemente fui convidado pela Ford para participar da Copa Troller e tive a oportunidade de explorar um pouco mais sobre o mundo off-road e pude enxergar que a engenharia vai além dos carros. Mas antes de tudo, dá um play aqui embaixo:
À bordo de um Troller T4, eu e o Rafael Rosa do Hypeness, revezamos as tarefas de piloto e navegador para que ambos pudessem ter a experiência de dirigir e a responsabilidade de navegar, ou seja, ler as planilhas do livro de bordo recheadas de tulipas (que são as representações gráficas padronizadas internacionalmente que indicam informações de distância, média horária e caminho a ser seguido).
Entre erros e acertos durante o percurso da prova, consegui traçar um paralelo e perceber que em um rally de regularidade conseguimos aprender muitas coisas interessantes que têm a ver com engenharia:
01. Pontualidade
Assim como na vida e em qualquer profissão, a pontualidade é essencial e demonstra respeito, comprometimento.
02. Disciplina
Sim, disciplina, pois o contexto geral de uma prova de rally te instiga a pisar no acelerador e você tem que manter o controle da média de velocidade para não ser penalizado.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
03. Pensamento estratégico
Cada ação deve ser bem precisa e o mais assertiva possível, afinal, em regularidade tudo segundo é determinante para pontuação.
LEIA MAIS
04. Trabalhar em equipe
Toda equipe que se relaciona bem tende ao sucesso de alguma forma, então, o trabalho em equipe, a comunicação e integração entre os membros são essenciais.
05. Cumprimento de metas
Cada trecho é uma meta a ser atingida, por isso todos esses pontos devem ser trabalhados em conjunto.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
06. Capacidade analítica
Um dos principais pontos fortes do engenheiro, que inclusive faz com que outras áreas busquem esse tipo de profissional, é justamente a capacidade analítica, super importante para a interpretação de planilha e do livro de bordo. Ah! E não há mapas para ajudar.
07. Aceitar limites
Como na modalidade de regularidade não ganha a equipe que chegar primeiro, existem vários limites a serem respeitados a cada trecho, seja de velocidade ou de tempo. O engenheiro tem de estar sempre preparado para solucionar problemas inesperados, e criar soluções dentro dos limites muitas vezes impostos.
Agora um bônus, que como bons engenheiros a maioria de nós, ou grande parte, gostamos: CARROS. Então confira um pouco do Troller T4 e da prova que tivemos o prazer de participar:
Quer saber mais sobre a Copa Troller e o Troller T4? É só acessar troller.com.br.
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.