{ "vars": { "GA4_MEASUREMENT_ID": "G-3Z756M50ZJ", "GA4_ENDPOINT_HOSTNAME": "engenharia360.com", "DEFAULT_PAGEVIEW_ENABLED": true, "GOOGLE_CONSENT_ENABLED": false, "WEBVITALS_TRACKING": false, "PERFORMANCE_TIMING_TRACKING": true, "SEND_DOUBLECLICK_BEACON": true } }

Engenharia Agrícola

3DEXPERIENCE: fazendas verticais para melhorar a habitabilidade e reduzir os impactos ambientais


Com mais da metade das pessoas vivendo em cidades, repensar a produção de alimentos, principalmente para atender o contexto urbano, é cada vez mais uma medida essencial. E podemos usar a plataforma 3DEXPERIENCE como ferramenta auxiliar neste replanejamento.

Isso significa, entre outras coisas, encontrar maneiras mais eficientes e sustentáveis de produzir e circular alimentos, usando menos espaço, reduzindo o consumo de água e encurtando a distância que a comida percorre para chegar aos consumidores. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

A agricultura vertical urbana

Diante desse cenário, e à medida que as mudanças climáticas contribuem para ampliar a escassez de nossos recursos naturais, as tecnologias digitais têm um papel chave para impulsionar grandes mudanças no mundo agrícola. Por meio da plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systèmes, por exemplo, já é possível simular, testar e analisar diferentes técnicas agrícolas que inovam e otimizam o uso de recursos naturais. Uma dessas técnicas é a agricultura vertical urbana. 

Imagem reproduzida de Dassault Systèmes

Veja Também: Plataforma 3DEXPERIENCE simplifica desenvolvimento de produtos de Home & Lifestyle 

Agricultura tradicional x Agricultura vertical

Em contraste com a agricultura horizontal tradicional, a agricultura vertical é um método no qual as culturas são cultivadas umas sobre as outras. Assim, a agricultura vertical economiza espaço e permite que mais plantas sejam cultivadas por metro quadrado.  

Para tornar isso possível, a plataforma 3DEXPERIENCE permite que as fazendas verticais possam encontrar soluções para otimizar o uso de espaço, água, temperatura e eletricidade para produzir frutas, legumes ou flores, 365 dias por ano em um ambiente totalmente controlado, sem uso de pesticidas e com um consumo de água severamente reduzido. 

Principais vantagens

A solução também torna possível avaliar a arquitetura, disposição de ativos e a adoção de diferentes materiais, desde a estrutura da fazenda até as várias estruturas necessárias para irrigação, ventilação e monitoramento. Dessa forma, novas fazendas verticais estão surgindo nos mais diversos modelos, dos prédios projetados para esse fim até espaços reaproveitados - como contêineres de transporte de cargas que podem cultivar produtos frescos ao longo do ano, independentemente da localização geográfica. 

Por meio de tecnologias 3D e de recursos digitais como os Gêmeos Virtuais (Virtual Twins, em inglês), empreendedores, técnicos e organizações podem identificar rapidamente os pontos de atenção e simular, em tempo real, as características encontradas na área de cultivo. Combinado com o gerenciamento e a automação por meio de Internet das Coisas (IoT), a simulação permite gerenciar, analisar e controlar remotamente as fazendas de qualquer local.

Imagem reproduzida de Dassault Systèmes

Veja Também: Plataforma 3DEXPERIENCE ajuda indústrias a repensarem a sustentabilidade e a eficiência das embalagens 

Exemplo de caso

Hoje, as soluções da Dassault Systèmes já estão ajudando diversas ações ao redor do mundo para impulsionar e apoiar a sustentabilidade urbana. Entre as iniciativas, destaque para o projeto francês Futura Gaïa, que tem como principal missão projetar, criar e vender uma solução de fazenda vertical indoor que seja capaz de produzir em solo vivo e com ambiente controlado.  

Para tornar isso possível, as fazendas do Futura Gaïa combinam agronomia de precisão e tecnologia de ponta. Neste contexto, a plataforma 3DEXPERIENCE permite aos operadores do projeto checarem as informações em tempo real, com insights precisos sobre o desempenho das unidades. Além disso, a solução também possibilita o uso de realidade virtual em que é possível simular a operação da fazenda antecipando e prevendo cenários a partir de registros de Big Data e Aprendizado de Máquina coletados do mundo real. 

Imagem reproduzida de 3DEXPERIENCE Lab - Dassault Systèmes

Conclusão

Como resultado, a 3DEXPERIENCE possibilita que os gestores saibam exatamente como as coisas estão funcionando, visualizando o status atual de todos os seus equipamentos e condições de temperatura, umidade, dióxido de carbono e níveis de pH, por exemplo. Do mesmo modo, também possibilita que fazendeiros tradicionais otimizem suas áreas mesmo em épocas distintas do ano, otimizando o uso de recursos e maximizando a produção, não apenas na agricultura, mas também na indústria pecuária, entre outros ramos. 

Ao produzir alimentos mais próximos de onde são consumidos e otimizar espaço e recursos, as tecnologias de agricultura vertical podem ajudar a impulsionar a inovação para tornar as cidades mais sustentáveis e autossuficientes.  

Para mais informações sobre as inovações da Dassault Systèmes para a construção de fazendas verticais, acesse: https://www.3ds.com/progress-is-human/cities/vertical-farming 


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.




Comentários

Disqus Comments Loading...



Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Disqus Comments Loading...