Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

12 dicas para você ser melhor nas coisas que faz (Garantido + Bônus)

por Eduardo Slabocicor Cavalcanti | 26/03/2014
Copiado!

*IMPORTANTE: Leia até o final, você vai se surpreender no meio do caminho!

Screen Shot 2014-03-27 at 3.13.12 PM

Para que você possa ser melhor nas coisas que faz, existem alguns pontos que são fundamentais e básicos a seguir: Força de vontade, determinação, iniciativa e liderança.

Ah, mas esse pontos são fundamentais para qualquer coisa que eu faça? A resposta é sim. Mas não eram 10 dicas? Sim, são 11 dicas que eu irei dar, porém, antes de tudo devemos tomar esses pontos como princípio.

Se você quer ser bom, seja bom de verdade. Não basta querer ser bom mas não ter determinação e não tomar iniciativa. Liderança? Sim, se você quer ser bom em algo, deve se desenvolver como um líder, para que pessoas comuns possam olhar para você e seguir o seu caminho (se você tiver sucesso, é claro).

Abaixo irei separar alguns pontos que creio se fundamentais para que você possa se tornar melhor em tudo o que faz.

1. Motivação

Sim, para fazer algo bem feito você deve estar em primeiro lugar motivado com aquilo, independente do que seja. Motivação deve vir de dentro de você, mas caso você não consiga se auto-motivar, deve buscar fontes de motivação dentro daquilo que você faz.

2. Crença

Você dever crer plenamente naquilo em que está trabalhando, seja um trabalho independente ou um trabalho desenvolvido para uma empresa. Acredito que a crença representa 90% de um bom trabalho pois caso você faça algo em que não acredita, desista, pois se nem você acredita no potencial do projeto, não irá dar certo.

3. Leitura

Para que você se torne uma pessoa melhor, em todos os sentidos, você deve praticar o hábito da leitura, lendo livros que venham agregar muito em seus conhecimentos. Livros geralmente são escritos por pessoas que já tem muita experiência na área de atuação, sendo assim, você absorverá muitas coisas boas as quais levará pelo resto de suas vidas. Particularmente falando, eu nunca gostei nem tive o hábito de ler, porém quando eu li o primeiro livro que fez um pouco de sentido na minha vida pessoal e profissional, percebi que leitura é a base de tudo. E além do que, livros também nos ajudam muito com a auto-motivação.
Além de livros, leia também jornais e revistas que sejam relacionados aos temas com os quais você quer se desenvolver. Esteja sempre antenado nas últimas notícias globais sobre economia, finanças, engenharia, desenvolvimento de projetos entre outros.

+ Bônus: Separei alguns livros e eBooks que me ajudaram e me ajudam muito o meu desenvolvimento pessoal (se eu fosse você eu leria TODOS):

 

3.1 – [Curso]   Turbine sua Mente – Leitura Dinâmica e Memorização

Este curso é fantástico, e me ajudou muito a aumentar o potencial da minha Memória e a Velociade na qual leio textos! Recomendo 1000 vezes!

(Clique aqui para acessar o curso)

 

3.2 – [eBook] – Aprendizado Acelerado

Diariamente encontro com estudantes, assim como você, comentando sobre a dificuldade de aprendizado de certa matéria! Eu também sofria muito com isso, até eu ler esse eBook inteiro! Ele ensina um método MUITÍSSIMO INTERESSANTE de aprendizado acelerado neuro associativo! Vale a pena
(Clique aqui para acessar o eBook)
 

3.3 – [eBook] – Metas: Como Transformar Sonhos em Realidade

Todos temos sonhos, concorda? Porém muitas vezes por algumas distrações e/ou falta de planejamento em definição de metas, acabamos saindo fora do trilho e não conseguimos alcançar o que almejamos. Esse eBook incrível me ensinou de uma maneira muito simples como definir os meus objetivos e como dar o primeiro passo, literalmente “como colocar a mão na massa”. Essencial para todo e qualquer ser humano essa leitura!
(Clique aqui para acessar o eBook)
 

3.4 – [Curso] Como falar em público

Falar em Público é o maior medo do Ser Humano, vencendo até mesmo o medo da Morte. Me indaguei algumas vezes sobre o assunto antes de adquirir o Curso, e foi ai que lembrei que eu era péssimo nas apresentações de trabalhos e seminários da faculdade, apresentação de projetos corporativos e decidi comprar o conteúdo que realmente cumpre tudo o que promete, e não é que funciona MESMO? Abaixo segue uma foto minha da semana passada, falando para quase 300 pessoas, agora ficou fácil! ( O curso é mega completo contendo diversos vídeos, pdfs, entrevistas, para que todos consigam vencer esta barreira)
(Clique aqui para acessar o curso)
 

 
Estou lendo mais 5 eBooks que adquiri, assim que terminar de ler eles, adicionarei aqui o meu feedback! Boa leitura!
 

4. Organização

Você deverá se organizar para poder fazer algo bem feito, deverá saber exatamente o que irá fazer no dia seguinte, na semana que vem, antes mesmo de realizar. Pois assim você poderá otimizar o seu tempo e o seu rendimento. Leia seus e-mails e responda os que são urgentes o quanto antes, organize-os em pastas para que possa encontrá-los sempre que precisar. Organize também o seu computador e/ou suas tarefas em pastas, buscando otimizar o seu trabalho.

5. Foco

Pare de tentar fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Começou um job? termine! Um estudo realizado por alguns pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostrou que os profissionais que são multitarefa ao extremo não conseguem manter o mesmo nível de atenção, qualidade e rendimento do que aqueles que mantêm um ritmo equilibrado de trabalho. Demorei cerca de 2 anos para conseguir acalmar e focar nos jobs em que estava trabalhando, e depois disso, meus trabalhos e projetos começaram a fluir mil vezes melhor. (No momento em que escrevo esse artigo estou somente com a aba do editor de textos em tela cheia aberta, isso faz com que eu não perca o foco com algum amigo me chamando no Facebook, ou com  algum e-mail novo chegando).

Evolua

6. Atenção 

Procure prestar atenção em pessoas que desenvolvem o mesmo tipo de trabalho que o seu de forma correta e bem sucedida. Copie as coisas que eles fazem adaptando-as ao seu dia dia, ao seu ritmo de trabalho. Eles com certeza são líderes do segmento e provavelmente já cometeram os mesmos erros que você está cometendo atualmente.

7. Networking

Desenvolva um círculo de relacionamentos muito grande, procure eliminar a sua timidez e conversar com o maior número de pessoas possíveis e trocar o seu contato com eles. Mesmo durante a faculdade, isso já é muito importante, pois sempre que você precisar de algo em específico, provavelmente se lembrará de alguém que tem grande habilidade naquele ramo, e poderá contactá-lo para poderem desenvolver algo juntos, ou então, para conseguir algumas dicas sobre o tema com a pessoa.

8. Pontualidade Britânica

Sim, os Britânicos são sempre muito pontuais. Tive a oportunidade de morar na Inglaterra com o meu sócio Eduardo Mikail, e pudemos observar que todos na Europa são muito pontuais. Pudemos perceber que os trens lá na Europa geralmente tem horários de partida quebrados, por exemplo 08:57, e ninguém costuma se atrasar (tirando nós, Brasileiros, que perdemos o horário algumas vezes rs). Se você marcou um compromisso as 09:00AM, procure sair em um horário o qual você saiba que não irá se atrasar, isso já contando com possíveis imprevistos, como trânsito e etc.

9. Descanso

O descanso é essencial. Você precisa passar um tempo por semana descansando, passeando, seja com a família, com amigos, ou com pessoas que te fazem se sentir bem. Neste dia de descanso, procure não pensar em trabalho, para que a sua mente descanse, e assim, sendo possível com que você consiga garantir inspiração para ser um profissional cada vez melhor.

10. Preparação

Antes de uma reunião, apresentação ou entrega de resultados, procure preparar-se para estar completamente seguro do assunto em que irá tratar. Estude sempre muito bem o assunto que irá ser abordado durante o seu compromisso, e esteja preparado para responder até mesmo as piores e mais difíceis perguntas que possam vir a surgir durante o seu compromisso.

11. Humildade

A maioria dos conselhos e dicas sobre carreira em que vimos diariamente na internet, costuma focar-se completamente no individualismo e na autopromoção. Entretanto, a humildade é um ponto essencial não apenas para que você possa ser realmente bem sucedido, mas também para que você seja uma pessoa cada vez melhor.

11. Positividade

Procure sempre ver tudo pelo lado positivo, lembre-se: Tudo que você faz volta em dobro para você! Ações positivos geram resultados positivos!

Conteúdo original ® Blog da Engenharia

Ps: Desenvolvo um projeto que tem me ajudado muito a desenvolver diversas qualidades das citadas acima, se você quiser conhecer mais, entre em contato comigo via e-mail.

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Slabocicor Cavalcanti

Empresário, empreendedor e alucinado por conhecimento, escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Formado em Engenharia Civil porém atua diretamente com diversas áreas da engenharia, e cursa MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

Comentários