Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

↪ Saiba mais sobre as comissões permanentes do Confea

Engenharia 360

2 min

POR Eduardo Mikail 23/01/2013

A atual estrutura do Conselho é composta por cinco comissões permanentes que têm a finalidade de auxiliar nas matérias de sua competência relacionadas à formação e ao exercício profissional, à gestão administrativo-financeira e à organização do Sistema Confea/Crea e Mútua, bem como à comunicação e aos relacionamentos institucionais.

As comissões são: Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais); Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS); Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap); Comissão de Ética e Exercício Profissional  (Ceep); e Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp).

Sobre as comissões
A Cais (Comissão de Articulação Institucional do Sistema) tem por finalidade identificar as questões que envolvam as profissões inseridas no Sistema Confea/Crea e Mútua, propondo ações para a integração do Sistema com o Estado e a sociedade globalizada. A Comissão também supervisiona a organização e a realização da Soea (Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia) e do CNP (Congresso Nacional de Profissionais).

Já a CCSS (Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema) tem como objetivo zelar pelo equilíbrio administrativo-financeiro, propondo ações voltadas para a sustentabilidade do Sistema Confea/Crea e Mútua. Assim, cabe à Comissão supervisionar os estudos para atualização de valores de anuidades, multas e serviços, além de propor e deliberar sobre medidas econômico-financeiras voltadas à reestruturação organizacional do Sistema.

À Ceep (Comissão de Ética e Exercício Profissional) cabe zelar pela fiscalização do exercício e das atividades profissionais e pelo cumprimento do Código de Ética Profissional.  A Ceep propõe diretrizes específicas para uniformizar ações e compartilhar informações no âmbito das comissões de ética dos Creas.

A Ceap (Comissão de Educação e Atribuição Profissional) tem por finalidade promover a interface entre o sistema de fiscalização profissional e o sistema educacional. Assim, a atualização da tabela de títulos profissionais do Sistema é atribuição da Ceap, bem como
a deliberação sobre registro de profissionais estrangeiros. Inclui-se ainda nas atribuições da comissão subsidiar o Ministério da Educação sobre o reconhecimento e a renovação de cursos das áreas profissionais que compõem o Sistema.

Por fim, a Conp (Comissão de Organização, Normas e Procedimentos) é responsável pela organização e funcionamento do Confea, dos Creas e da Mútua.  A comissão delibera sobre a criação de novos Conselhos Regionais e a composição dos plenários do Confea e dos Regionais.

O Regimento do Confea define que as comissões permanentes devem ser compostas por, no mínimo, três conselheiros federais.

Via

CONFEA
CREA
Engenharia
Saiba mais sobre as comissões permanentes do Confea

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
USP e UNICAMP oferecem cursos de Cálculo e Física gratuitos e completos no YouTube
Microsoft está treinando robôs em simulações da vida real em situações de risco extremo
5 autores de livros de ficção e algumas distopias | Lista 360
4 TED talks sobre como investir na humanidade e em si mesmo | Lista 360
Quais as atribuições de um Engenheiro de Produção?
Você sabe qual é o melhor horário para estudar?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ